POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde defende “postura cautelosamente dinâmica” da sua diplomacia 16 Setembro 2022

O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Rui Figueiredo Soares, manifestou hoje a vontade de a diplomacia continuar a ser um “pilar fundamental” no desenvolvimento do país, que defende uma “postura cautelosamente dinâmica” na política externa.

Cabo Verde defende “postura cautelosamente dinâmica” da sua diplomacia

Hoje, há quem entenda que, diante das complexas dinâmicas das relações internacionais a que assistimos, com impactos geopolíticos diversos, Cabo Verde deveria privilegiar uma postura conservadora, quiçá de imobilismo em relação a várias questões internacionais”, começou por referir o ministro, numa intervenção, por videoconferência, nas atividades, presenciais na cidade da Praia, para assinar pela primeira vez o Dia a Diplomacia Cabo-verdiana.

Por nossa parte, preferimos uma postura cautelosamente dinâmica, acompanhando a evolução de processos relevantes e ajustando o nosso posicionamento em função de novas realidades e oportunidades privilegiando os interesses nacionais”, completou Rui Figueiredo Soares, a partir de Lisboa, onde se encontra em escala para seguir para os Estados Unidos a acompanhar o Presidente da República, José Maria Neves, que na próxima semana vai participar na Assembleia Geral da ONU.

O Governo de Cabo Verde instituiu em 10 de agosto o 16 de setembro como Dia da Diplomacia Cabo-verdiana, numa alusão à data de adesão do país à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.

O ministro manifestou a vontade de a diplomacia continuar a ser um “pilar fundamental” do desenvolvimento de Cabo Verde, mas apontou os “desafios enormes” que se colocam à ação externa do arquipélago.

“Estes desafios prendem-se, acima de tudo, com a permanente necessidade de parcerias para garantir o desenvolvimento duradouro e com a adequada projeção de Cabo Verde no plano externo”, sustentou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Reforço do quadro do pessoal, com recrutamento de mais 15 secretários de embaixada, qualificação permanente dos diplomatas, criação de um Instituto Diplomático e diplomacia científica e da inovação foram outros desafios apontados pelo ministro.

Um dos objetivos prioritários dessa diplomacia, completou, é a criação de condições cada vez mais favoráveis para o acolhimento e integração dos cabo-verdianos nos países de acolhimento, além do reforço dos seus laços com Cabo Verde.

Neste sentido, o também titular da pasta da Cooperação e Integração Regional disse que agir de forma pragmática parece ser a receita certa, em alusão a uma palestra que foi proferida pelo embaixador José Luís de Jesus, sobre o tema “coerência e pragmatismo na política externa de Cabo Verde: passado, presente e futuro”.

Com a instituição do dia, o Governo cabo-verdiano pretende homenagear, celebrar e valorizar a diplomacia e os diplomatas, reconhecer e enaltecer o papel em prol da credibilidade externa e do desenvolvimento do país.

Também pretende estimular debates e reflexões temáticas, no domínio da política externa, incrementar a investigação científica e a publicação de obras, no domínio da diplomacia e das relações internacionais, promover parcerias entre o departamento governamental responsável pelas relações externas e as instituições de ensino superior, nacional e estrangeiras.

Além da palestra de manhã, à tarde vão ser homenageados diplomatas e servidores da diplomacia, haverá o içar da bandeira de Cabo Verde e das Nações Unidas, seguida de plantação de uma árvore no pátio do Ministério dos Negócios Estrangeiros para simbolizar o dia.

Haverá ainda uma apresentação de uma brochura alusiva à celebração do Dia da Diplomacia Cabo-Verdiana, em atividades que serão encerradas pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project