ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde e Angola interessados na elevação das “excelentes relações” ao patamar de parceria estratégica 10 Janeiro 2022

Os Presidentes de Cabo Verde e Angola, José Maria Neves e João Lourenço, respectivamente, manifestaram-se hoje, em Luanda, interessados na elevação das “excelentes relações de amizade e cooperação” ao patamar de “parceria estratégica”.

Cabo Verde e Angola interessados na elevação das “excelentes relações” ao patamar de parceria estratégica

Falando em conferência de imprensa após um encontro entre os dois chefes de Estado, na sequência da visita oficial do seu homólogo cabo-verdiano à Angola, o Presidente angolano sublinhou o “significado especial” da visita de José Maria Neves, salientando que a mesma representa uma oportunidade ao mais alto nível para uma reflexão das relações bilaterais e como projectá-las para o futuro.

“Essa visita que vossa excelência efectua à Angola, mesmo num contexto de luta global contra a covid-19, ganha um significado especial não só por se tratar da visita do Chefe de Estado de um país irmão com o qual as relações datam desde o período da luta de libertação contra a dominação colonial, como também pelo facto de ter escolhido Angola como seu primeiro destino nas vestes de Presidente da República de Cabo Verde”, disse.

João Lourenço salientou que o objectivo é que as relações de cooperação e amizade iniciadas em 1976 sejam alargadas a sectores não explorados, aproveitando, de facto, o factor humano como principal eixo sobre o qual devem assentar o desenvolvimento das acções entre os dois países.

“Angola pretende fortalecer as relações de amizade e cooperação económica com Cabo Verde, tendo em vista uma cooperação estratégica entre os dois países de modo a que ambas as partes obtenham dela os maiores benefícios para o bem dos respectivos povos”, indicou.

O Presidente angolano realçou, neste sentido, o facto de a delegação cabo-verdiana integrar empresários de vários sectores da economia cabo-verdiana que, com os empresários angolanos, poderão criar uma “importante dinâmica” nas trocas comerciais entre os dois países em benefícios de ambas as economias.

“Estou convencido de que juntos poderemos trabalhar para a criação de todo os mecanismos e incentivos que encorajam esses empresários que queremos que seja crescente e permanecente”, salientou.

Por sua vez, depois de agradecer o acolhimento, José Maria Neves declarou-se convicto de que esta visita constitui uma “ocasião ímpar” para o relançamento e fortalecimento do já histórico e “excelente” laço de amizade, fraternidade e cooperação entre Cabo Verde e Angola nas mais diversas áreas.

“Os contactos políticos diplomáticos e migratórios entre os nossos países criaram um legado de proximidade que são activos seguros para que possamos continuar a promover as relações, acrescentando-lhes contactos económicos e culturais e elevando de excelentes a uma autêntica parceria estratégica”, disse.

José Maria Neves sustentou igualmente a presença de representantes do sector privado na delegação que o acompanha nesta visita de Estado, o que demonstra, segundo disse, a intenção de reforçar as relações económicas e empresariais.

Conforme indicou, no plano bilateral existe um “enorme potencial” de cooperação entre vários sectores, quais sejam transportes e comércio, turismo, pesca e ambos os países.agricultura, segurança, finanças, educação e capacitação dos recursos humanos, administração pública e tecnologias de informação, energias renováveis, saúde e cultura, que podem ser capitalizados em prol do desenvolvimento sustentável de ambos os países.

“Acredito que a cooperação económica e empresarial pode ser o motor dinamizador das relações entre Cabo Verde e Angola, através da parceria nos mais diversos sectores, tendo em conta as potencialidades de ambas as parte designadamente nos transportes aéreos e marítimos, pescas, área financeira, agricultura, obras públicas e construção civil”, precisou.

Depois do encontro com João Lourenço, José Maria Neves foi recebido na Assembleia Nacional, com honras militares, e discursou numa Reunião Plenária Solene, tendo depois assinado o Livro de Honra, na presença do Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola que termina na próxima quarta-feira, 12. Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project