ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Canárias-Cabo Verde: Primeiro-ministro na cimeira para relançar cooperação entre os dois países 13 Janeiro 2018

Os Governo da República de Cabo Verde e das Ilhas Canárias reúnem-se, esta segunda-feira,15, em Las Palmas de Gran Canária para procederam ao balanço das relações políticas e de cooperação desenvolvidas entre os dois países desde 2016 e relançar a cooperar a curto prazo.

Canárias-Cabo Verde: Primeiro-ministro na cimeira para relançar cooperação entre os dois países

Co-presidido pelos chefes dos Governos destes dois países, esta é a 5ª reunião anual de alto nível que acontece entre Cabo Verde e a Comunidade Autónoma das Canárias, cuja agenda consubstanciar-se-á num balanço das relações políticas e de cooperação desenvolvidas desde 2016, segundo um comunicado divulgado pelo Governo de Cabo Verde. A cidade da praia vai estar representado ao mais alto nível na cimeira, através do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

O chefe do Governo chefia uma Delegação integrada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, o ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, e a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva. Ulisses Correia e Silva será recebido pelo presidente da Câmara da Cidade de Las Palmas, Augusto Hidalgo Macario, bem como pelo Presidente do Conselho da Ilha de Gran Canaria, Antonio Morales Méndez.

É de recordar que ambos os Governos assinaram em 2016 um Memorando de atendimento que proclama o estabelecimento de uma Aliança Estratégica, baseada no diálogo político para o desenvolvimento de projectos de interesses comuns, cobrindo sectores e áreas prioritárias, nomeadamente energias renováveis, água/saneamento, ordenamento do território, transportes aéreos e marítimos, formação de recursos humanos e investigação, meio ambiente, cultura e cooperação económica e empresarial.

As relações entre Cabo Verde e Canárias tiveram a sua génese nos finais dos anos 90, quando se assinou o Convénio-Quadro de Colaboração em 1999, tendo sido complementado, desde então, por várias medidas e instrumentos jurídicos e programáticos, no quadro da Parceria Especial Cabo Verde /União Europeia.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project