Segundo uma nota do Governo cabo-verdiano, os acordos vão ser assinados em Rabat, Marrocos, durante a reunião da comissão mista entre os dois países e pretendem reforçar as relações de amizade e de cooperação.
Além da convenção para evitar a dupla tributação e prevenção da evasão fiscal, será assinado um acordo para a promoção e proteção recíproca de investimentos e outro para isenção de vistos em passaportes ordinários, além de entendimentos nos domínios do ordenamento do território, habitação e desenvolvimento urbano durável, um memorando de entendimento nos domínios de atividades da juventude e mulher, na cooperação comercial e no domínio da formação profissional.
Ambos os governos preveem ainda assinar acordos no quadro de cooperação relativo à atribuição de bolsas de estudos académicos, estágios e partilha de conhecimentos e nos domínios de energias e minas, segundo a mesma nota, que refere igualmente que os chefes da diplomacia de ambos os países, Rui Alberto de Figueiredo Soares e Nasser Bourita, copresidem na terça-feira à reunião da comissão mista.
Cabo Verde criou formalmente em 18 de agosto de 2022 a sua embaixada em Marrocos, na capital, Rabat, e um consulado em Dakhla, no sul do país, segundo o Governo para incrementar as relações bilaterais. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1986, com ações em várias áreas, destacando-se a formação de quadros cabo-verdianos.
Nessa altura, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional cabo-verdiano, Rui Figueiredo Soares, fez uma visita a Marrocos e, juntamente com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, um dia após a inauguração da embaixada de Cabo Verde em Rabat, sublinhou a importância de “elevar” as relações de cooperação bilateral a “um patamar muito superior”.
Ainda no âmbito desta visita a Marrocos, o chefe da diplomacia cabo-verdiana manteve um encontro com o ministro dos Transportes e Logística daquele país, tendo discutido as oportunidades para a exploração da cooperação no âmbito dos transportes aéreos e marítimos e de se capitalizar a presença da campanha aérea Royal Air Maroc em Cabo Verde. A Semana com Lusa