ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde é o mais novo membro oficial do Comité de Furações RA IV da Organização Mundial de Meteorologia. 12 Mar�o 2021

Cabo Verde acaba de ser eleito como o mais novo membro oficial do Comité de Furações da Associação Regional IV, da Organização Mundial da Meteorologia, OMM.

Cabo Verde é o mais novo membro oficial do Comité de Furações RA IV da Organização Mundial de Meteorologia.

Segundo uma nota chegada à nossa redação, a sessão anual que marca a estreia de Cabo Verde como o mais novo membro oficial do Comité de Furações RA IV será online e será realizada em duas partes, sendo que a primeira tem início na próxima segunda-feira, 15, e vai até 17 de março, e a segunda vai de 04 a 05 de maio próximos.

A RA IV engloba os países da América do Norte e Central. Pela sua localização geográfica, segundo a mesma nota, Cabo Verde faz parte da área de responsabilidade do RSMC-Hurricane Center de Miami e está sob a cobertura do RA IV Hurricane Committee.

Este grupo de trabalho, criado pela primeira vez em 1977, foi projetado especificamente para proteger pessoas e bens dos severos ciclones tropicais chamados de furações.

De realçar que, como país insular, Cabo Verde é muito afetado pelas perturbações que se formam na savana africana durante a estação das chuvas, desenvolvendo-se em ondas tropicais e, com fortes probabilidades de evoluir para tempestades e furacões tropicais.

Os estados membros do Comité de Furações seguem as diretrizes do Plano operacional de Furações RA IV, elaborado em 1978 e constantemente atualizado, de modo a garantir a cooperação e coordenação mais eficazes entre os países na preparação e emissão de previsões meteorológicas e avisos de todos os ciclones tropicais que afetam a região.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project