ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde emite mais de 300 mil cartões de identificação e 260 mil passaportes eletrónicos 27 Agosto 2022

Cabo Verde emitiu 300.510 cartões nacionais de identificação (CNI) e 260.280 passaportes eletrónicos (PEC), segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC).

Cabo Verde emite mais de 300 mil cartões de identificação e 260 mil passaportes eletrónicos

Segundo escreve Inforpress, numa nota a relembrar sobre a proibição de fotocopiar o cartão nacional de identificação, o SNIAC avançou ainda que já foram emitidos 1.278 títulos de residência para estrangeiros (TRE), que arrancou em julho de 2021, para compor o trio de documentos de identificação de Cabo Verde.

O CNI foi lançado em 23 de janeiro de 2018. Além das funções de identificação, permitiu juntar outros números e dados, como o de contribuinte fiscal e o de previdência social.

O cartão nacional, que substitui os bilhetes de identidades, emitidos desde 1957, é também um documento que permite ao cidadão ligações com vários serviços através da Internet, com recurso às suas valências de autenticação e assinatura digital.

Já o passaporte eletrónico cabo-verdiano, prossegue a Inforpress, começou a ser emitido em janeiro de 2016, e, tal como o CNI, é produzido em Portugal, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Em julho de 2021, Cabo Verde lançou o TRE, considerado mais seguro e eficaz, prevendo melhorar a integração dos imigrantes e resolver as dificuldades na obtenção de documentos pelos estrangeiros no país, cita a mesma fonte.

O país pretende criar já no próximo ano uma gráfica de segurança, com capacidade para emitir não só o passaporte, mas também outros documentos digitais que exigem elevado nível de segurança, como o CNI e o título de residência para estrangeiros, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project