CARNAVAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde garante apoio de 2.260 euros a grupos de Carnaval sem festa 01 Mar�o 2022

Dezenas de grupos carnavalescos em Cabo Verde voltam hoje a não fazer a festa pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, com o Governo a distribuir apoios de 2.260 euros para compensar o investimento feito.

Cabo Verde garante apoio de 2.260 euros a grupos de Carnaval sem festa

Devido ao forte aumento de casos de covid-19 entre dezembro e janeiro, o Governo cabo-verdiano proibiu todas as festas públicas e privadas de Carnaval, bem como as atividades dos grupos, em todas as ilhas, medida que afeta sobretudo os de São Vicente e de São Nicolau, que têm as festas mais conhecidas do arquipélago.

Numa nota divulgada hoje, na sequência de informação anteriormente avançada pelo Governo, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou que vai atribuir um montante de 1.250.000 escudos (11.300 euros), através da Liga Independente dos Grupos Oficiais de Carnaval de São Vicente, e de 750.000 escudos (6.780 euros) aos três grupos de Carnaval de Ribeira Brava de São Nicolau, sendo que cada um receberá 250.000 escudos (2.260 euros).

"O montante será canalizado para ações formativas, ’workshops’, entre vários aspetos relacionados com a organização do Carnaval e no empoderamento dos grupos a nível de captação de recursos materiais. Estão contemplados na transferência desta primeira tranche os grupos de Carnaval enquadrados no edital Carnaval Factory (São Vicente e São Nicolau), realizado entre 2016 e 2019, com interregno em 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19", lê-se na mesma informação.

Aquele ministério refere que "após dois anos de cancelamento" do Carnaval em Cabo Verde, devido à pandemia de covid-19, e "ciente do papel relevante" da festa "na dinamização cultural, social e económica das ilhas de São Vicente e São Nicolau", bem como no setor turístico, "em concertação" com os dirigentes dos grupos foi decidido manter o montante de dez milhões de escudos (90.500 euros) inscritos no Orçamento do Estado de 2022, "para apoiar o Carnaval" no país.

O Governo cabo-verdiano prorrogou por mais 15 dias a situação de contingência em todo o país devido à pandemia de covid-19 e não vai decretar a habitual tolerância de ponto no período festivo do Carnaval. A decisão, com efeito desde 19 de fevereiro, foi tomada em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, constatando "que as razões de fundo que levaram a que fosse decretada a situação de contingência em todo o território nacional ainda se mantêm".

"Entende o Governo dever prorrogar este quadro, por forma a que se garanta a manutenção das medidas de prevenção e contenção que se verificam pertinentes na presente conjuntura, fundamentadas pelo imperativo de fazer prevalecer o princípio da precaução em saúde pública, razão pela qual não será decretada a tradicional tolerância de ponto nesta época", refere-se num comunicado anterior do executivo.

O Governo já tinha anunciado em janeiro, face ao forte aumento de casos de covid-19 no final de dezembro, a suspensão de todas as festas públicas e privadas de Carnaval em Cabo Verde em 2022, pelo segundo ano consecutivo.

O Governo cabo-verdiano prorrogou em 20 de janeiro, por mais 30 dias, a situação de contingência no país, face à evolução da pandemia, à qual voltou no final de dezembro face ao forte aumento de novos casos de covid-19.

Todo o país estava em situação de alerta - o nível menos grave de três previstos na lei que estabelece as bases da Proteção Civil — desde 28 de outubro, mas o aumento exponencial de novos casos de covid-19, e quando registava um Rt de 2,52, levou o Governo a aumentar um nível, apertando as regras, desde logo com a proibição de festas de passagem de ano na rua ou limitando as festas privadas, além do regresso ao uso obrigatório de máscaras na via pública.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project