ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde investe mais de 1ME para reduzir rácio de alunos por sala de aula no Sal 30 Abril 2022

O Governo cabo-verdiano autorizou uma despesa de mais de um milhão de euros para a construção no Sal do Complexo Educativo Chã de Matias, face ao elevado rácio de alunos por cada turma naquela ilha.

Cabo Verde investe mais de 1ME para reduzir rácio de alunos por sala de aula no Sal

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros que aprovou o avanço da empreitada, de 26 de abril e consultada hoje pela Lusa, a ilha do Sal, a mais turística do país, “regista uma enorme pressão e explosão demográfica”, com “reflexos igualmente enormes na procura dos serviços educativos em todos os níveis de ensino”, escreve Lusa.

Na mesma resolução, que autoriza a despesa de mais de 115,3 milhões de escudos (quase 1,1 milhão de euros) para esta empreitada, a cargo do Ministério da Educação, é referida a previsão de construção de 16 salas de aula, cantina, cozinha, biblioteca e laboratórios, entre outras valências.

Segundo a mesma fonte, acrescenta que no ano letivo em curso registou-se no Sal um rácio médio de 32 alunos por sala, do primeiro a 12.º ano de escolaridade, “muito acima da média nacional”, sendo necessário construir “em regime de urgência” pelo menos 16 salas de aula para reduzir esse rácio para 30 a partir de setembro.

“Simultaneamente devem ser construídas mais salas de aulas para acomodar os efeitos da pressão demográfica crescente, impulsionada pela retoma das atividades económicas, pós-pandemia”, lê-se ainda na mesma resolução.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project