BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde no índice dos países menos preparados para lidar com epidemias 08 Fevereiro 2020

O índice da sanitária global (Global Health Security - GHS), coloca Cabo Verde num total de 195 países analisados na 146º posição. O país integra assim, a lista dos poucos países preparados para lidar com epidemias.

Cabo Verde no índice dos países menos preparados para lidar com epidemias

Segundo fontes citadas pelo Expresso das ilhas, o índice lançado em Outubro de 2019, antes do início da nova epidemia “coronavírus”, tem vindo a ganhar destaque, face à actual situação de emergência de saúde pública internacional.

O estudo realizado, mediu vários itens por forma a aferir em que grau os países estão preparados para combater um eventual problema de saúde de escala mundial. Segundo escreve o Expresso das Ilhas, foram avaliados 197 países, em áreas com capacidade de prevenção, deteção e resposta rápida a problemas de saúde pública emergenciais. Outros pontos analisados, no sentido de aferir se os países têm ferramentas apropriadas para lidar com os surtos, são o sistema público de saúde e o nível de adesão às normas sanitárias internacionais e os riscos que incidem sobre cada população.

Ainda, de acordo com a mesma fonte, o resultado das análises é apresentado numa escala de 0 a 100, sendo que Cabo Verde consegue apenas 29,3 pontos, o que o coloca em 146º posição.
De salientar que, a média mundial é de 40,2 pontos e o relatório do GHS avisa que, actualmente, “nenhum país está totalmente preparado para epidemias ou pandemias”.

“A China surge na 51.ª posição, com 48,2 pontos. No fim da tabela estão a Coreia do Norte (17,5 pontos), a Somália (16,6) e Guiné Equatorial (16,2) e em termos continentais, África, onde ainda não foi registado nenhum caso, apresenta os piores resultados”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project