ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde participa na XI Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP 21 Julho 2018

O Ministro de Estado e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, deslocou-se nesta quinta-feira a São Tomé e Príncipe para participar na XIª Conferencia dos Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizou esta sexta-feira.

Cabo Verde participa na XI Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP

Conforme a página oficial do Governo de Cabo Verde, além da Conferência, o Ministro do Desporto Cabo-verdiano participar na abertura oficial dos XI Jogos Desportivos da CPLP, que acontece nestes Sábado, 21, no Estádio Nacional 12 de julho – S. Tomé e Príncipe e aproveita a ocasião para visitar também, a instalação dos atletas que irão representar Cabo Verde.

Nesta XI reunião, que se vai realizar em São Tomé e Príncipe," será uma oportunidade para a apresentação e discussão de temas "pertinentes" e actuais comuns, nas áreas da Juventude e do Desporto do espaço da CPLP.

Durante o evento, serão ainda, apreciados assuntos como o Combate ao Doping no Desporto na CPLP, Combinação de Resultados – Parceria com o Conselho de Europa, entre outros.

O governante acabo-verdiano acredita que vão sair da reunião recomendações claras para a nossa comunidade, no sentido de engajar para promover mais o desporto e a juventude, para que os jovens e os desportistas nacionais se engajem na CPLP, com o objectivo de conseguir a mobilidade e a livre circulação de pessoas nesse espaço.

"A nossa comunidade só tem sentido se permitir que cada um dos nossos cidadãos possam conhece-la, usufrui-la, estar de bem com ela e possam circular nela de modo a que todos possamos mostrar os nossos talentos nas várias áreas como o desporto, a música, a cultura, de forma alegre e tranquila", sublinha.

Recorde-se que a delegação cabo-verdiana que representará o País nestes XI Jogos da CPLP, já se encontra naquele país e é composta por 69 agentes desportivos, incluindo 46 jovens atletas, 11 treinadores, um árbitro, seis dirigentes para cada modalidade, três representantes do Ministério do Desporto e mais três agentes de saúde.

Os XI Jogos Desportivos da CPLP vão decorrer de 21 a 28 deste mês e a delegação cabo-verdiana terá como chefes de missão e de delegação, os técnicos da Direção Geral do Desporto, Idalina Almeida e Dário Furtado, respectivamente.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project