Diante de tudo isto, os serviços da protecção civil já delimitarem os possíveis sítios de riscos para eventuais intervenções em casos de emergência. Por isso, as autoridades do sector apelam à população para se prevenir e tomar todas as medidas de precaução face à ocorrência desse fenómeno atmosférico que irá condicionar, até amanhã, 8, o estado de tempo no arquipélago.
«O Arquipélago de Cabo Verde está sob a influência de uma depressão Tropical denominada Dezoito (Eighteen), que está se desenvolvendo a sudeste de Cabo Verde, e irá condicionar o estado do tempo de todo o arquipélago até às 24h do dia 8 de setembro», diz em comunicado o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.
Segundo a mesma fonte, os dados mostram que a depressão tropical Eighteen move-se em direção a Oeste e o centro do ciclone está previsto passar próximo ou por cima das ilhas de Cabo Verde, a partir do final do dia de hoje, segunda-feira, ou no período da noite, podendo transformar-se em uma tempestade tropical, mais a oeste de Cabo Verde.
«Inicialmente, para hoje, dia 07/09, entre as 18 e 24h, com a passagem do seu centro pelas ilhas ocidentais, espera-se intensificação gradual dos ventos, com velocidades que podem atingir 30 nós, aproximadamente 60 km/hora, e rajadas de 40 nós, cerca de 80 km/hora, acompanhado de ocorrência de precipitação de intensidade variável e o aumento da agitação marítima, a Norte / Nordeste», acrescenta o documento.
O INMG acrescenta que, durante o dia 8, a partir das 00h, todo o arquipélago estará sob influência do sistema, sendo as ilhas a norte as mais afetadas. «O sistema, à medida que se desloca, continuará acompanhado de ventos fortes e de precipitações de intensidade variável e trovoadas, e o aumento da agitação marítima. Espera-se que, a partir das 18 horas do dia 8 ( esta terça-feira), o sistema já esteja se afastando da ilha de Santo Antão», informou.
É de recordar que, com o início da época das chuvas, tais situações tendem a ser cada vez mais frequentes, daí que a vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas.
«O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, fará o acompanhamento permanente do sistema, a sua vigilância e monitorização, atualizando as informações sobre o estado do tempo, de forma regular e contínua», conclui o comunicado referido.