AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alerta de mau tempo: Cabo Verde pode ser atingido pela tempestade tropical com chuva e ventos fortes 07 Setembro 2020

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alerta que está em formação uma tempestade tropical, que pode, nas próximas 24 horas, chegar a Cabo Verde. A previsão é que esse denominado depressão Tropical Dezoito (Eighteen) vem acompanhado de ventos fortes e chuva variável, atingindo sobretudo a região de Barlavento, com destaque para a ilha de Santo Antão.

Alerta de mau tempo: Cabo Verde pode ser atingido pela tempestade tropical com chuva e ventos fortes

Diante de tudo isto, os serviços da protecção civil já delimitarem os possíveis sítios de riscos para eventuais intervenções em casos de emergência. Por isso, as autoridades do sector apelam à população para se prevenir e tomar todas as medidas de precaução face à ocorrência desse fenómeno atmosférico que irá condicionar, até amanhã, 8, o estado de tempo no arquipélago.

«O Arquipélago de Cabo Verde está sob a influência de uma depressão Tropical denominada Dezoito (Eighteen), que está se desenvolvendo a sudeste de Cabo Verde, e irá condicionar o estado do tempo de todo o arquipélago até às 24h do dia 8 de setembro», diz em comunicado o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

Segundo a mesma fonte, os dados mostram que a depressão tropical Eighteen move-se em direção a Oeste e o centro do ciclone está previsto passar próximo ou por cima das ilhas de Cabo Verde, a partir do final do dia de hoje, segunda-feira, ou no período da noite, podendo transformar-se em uma tempestade tropical, mais a oeste de Cabo Verde.

«Inicialmente, para hoje, dia 07/09, entre as 18 e 24h, com a passagem do seu centro pelas ilhas ocidentais, espera-se intensificação gradual dos ventos, com velocidades que podem atingir 30 nós, aproximadamente 60 km/hora, e rajadas de 40 nós, cerca de 80 km/hora, acompanhado de ocorrência de precipitação de intensidade variável e o aumento da agitação marítima, a Norte / Nordeste», acrescenta o documento.

O INMG acrescenta que, durante o dia 8, a partir das 00h, todo o arquipélago estará sob influência do sistema, sendo as ilhas a norte as mais afetadas. «O sistema, à medida que se desloca, continuará acompanhado de ventos fortes e de precipitações de intensidade variável e trovoadas, e o aumento da agitação marítima. Espera-se que, a partir das 18 horas do dia 8 ( esta terça-feira), o sistema já esteja se afastando da ilha de Santo Antão», informou.

É de recordar que, com o início da época das chuvas, tais situações tendem a ser cada vez mais frequentes, daí que a vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas.

«O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, fará o acompanhamento permanente do sistema, a sua vigilância e monitorização, atualizando as informações sobre o estado do tempo, de forma regular e contínua», conclui o comunicado referido.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project