De acordo com fonte do IPC, o Governo cabo-verdiano recebeu financiamento do Banco Mundial para o “custeio” do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e Economia Azul em Cabo Verde e “pretende aplicar parte das receitas em pagamentos ao abrigo do contrato de Reabilitação da Ponte Canal, em Santo Antão”.
A Ponte Canal é um aqueduto hidráulico de estrutura mista executada em alvenaria de pedra e betão armado, construída no período colonial e que alberga na parte superior uma levada que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades Boca de Ambas Ribeiras e Boca de Coruja, encimado com molduras também em formato de arco romano.
O concurso para a obra será conduzido pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), através de licitações que deverão ser feitas até 23 de janeiro de 2023, segundo o IPC.
A intervenção naquele monumento local chegou a estar programada pelo Governo para o final de 2019, avaliada então em 30 milhões de escudos (270 mil euros), projeto definido então com o apoio de técnicos da Universidade do Porto, mas cuja execução foi condicionada pela pandemia de covid-19.
A Semana com Lusa