NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde reabilita histórico aqueduto em Santo Antão com apoio do Banco Mundial 05 Dezembro 2022

Cabo Verde pretende recuperar um aqueduto construído em 1956 em Santo Antão, considerado um ex-líbris daquela ilha, obra que terá financiamento do Banco Mundial, divulgou hoje o Instituto do Património Cultural (IPC).

Cabo Verde reabilita histórico aqueduto em Santo Antão com apoio do Banco Mundial

De acordo com fonte do IPC, o Governo cabo-verdiano recebeu financiamento do Banco Mundial para o “custeio” do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e Economia Azul em Cabo Verde e “pretende aplicar parte das receitas em pagamentos ao abrigo do contrato de Reabilitação da Ponte Canal, em Santo Antão”.

A Ponte Canal é um aqueduto hidráulico de estrutura mista executada em alvenaria de pedra e betão armado, construída no período colonial e que alberga na parte superior uma levada que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades Boca de Ambas Ribeiras e Boca de Coruja, encimado com molduras também em formato de arco romano.

O concurso para a obra será conduzido pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), através de licitações que deverão ser feitas até 23 de janeiro de 2023, segundo o IPC.

A intervenção naquele monumento local chegou a estar programada pelo Governo para o final de 2019, avaliada então em 30 milhões de escudos (270 mil euros), projeto definido então com o apoio de técnicos da Universidade do Porto, mas cuja execução foi condicionada pela pandemia de covid-19.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project