ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde registou um clima de negócios favorável nos últimos trimestres 30 Outubro 2021

Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o ritmo de crescimento econômico em Cabo Verde continua a acelerar no terceiro trimestre de 2021. O indicador registou o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos, evidenciando de que o clima de negócios é favorável.

Cabo Verde registou um clima de negócios favorável nos últimos  trimestres

Comércio em estabelecimentos ascendente

De acordo com o INE, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, situando acima da média da série, a conjuntura no setor é favorável. “No decorrer do terceiro trimestre de 2021, a rutura de stock e as dificuldades financeiras foram os principais constrangimentos do sector referidos pelos inquiridos”, indica.

Turismo a crescer

Ainda conforme os resultados obtidos no terceiro trimestre 2021, constatou-se que o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homologo, indicando desta forma de que a conjuntura no sector é favorável. “Os empresários apontaram as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como sendo os principais obstáculos do setor nesse trimestre”, revela a fonte.


Construção em conjuntura favorável

Relativamente a este setor,o indicador contrariou a tendência descendente do último trimestre, situando acima da média da série. A conjuntura no setor é favorável. “Os empresários indicaram a falta de materiais e as dificuldades na obtenção de crédito como sendo os principais constrangimentos do sector no terceiro trimestre 2021”.

Comércio em Feira com evolução positiva

Quanto ao comércio em feira, o estudo aponta que o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, evoluindo positivamente relativamente ao mesmo período do ano 2020. Perante tal resultado, nota-se que a conjuntura neste sector é favorável.

Indústria transformadora em queda

Já neste setor, o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos, a conjuntura no setor é favorável. Segundo os empresários, frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e falta de matérias primas foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do terceiro trimestre 2021.

Transportes e serviços auxiliares com melhor desempenho

Conforme o INE, o indicador inverteu a tendência descendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos e, evoluindo positivamente face ao trimestre homologo. A conjuntura no sector é favorável. De acordo com os empresários, a insuficiência da procura e a concorrência foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do 3º trimestre 2021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project