ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde registou uma quebra de mais de 87% de movimentações no setor de transporte 04 Setembro 2020

De acordo com o último relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE-CV), Cabo Verde registou uma diminuição de mais de 87% de movimentações no sector de transporte (aéreo e marítimo) durante o segundo trimestre de 2020. Um período que coincidiu com a proclamação do estado de calamidade e de emergência, na sequência da pandemia de covid-19 no país.

Cabo Verde registou uma quebra de mais de 87% de movimentações no setor de transporte

Conforme os dados referidos, o INE-CV apontam que no 2º trimestre 2020 e, face ao trimestre homólogo de 2019, registou-se uma diminuição de 87,8% de aviões movimentados nos aeroportos e aeródromos nacionais. A mesma fonte revela que, nesse mesmo período, houve uma diminuição quase total (99,2%) no tocante ao número de movimentos de passageiros nos aeroportos e aeródromos cabo-verdianos.

O mesmo se poderá dizer em relação às cargas movimentadas. Registou-se uma redução de 75,8% em toneladas, bem como uma quebra de 97,2% nos correios movimentados.

Segundo ainda os dados da INE-CV, registou-se uma diminuição na ordem dos 43,5% no tocante ao número de navios movimentados nos portos nacionais, bem como uma baixa de 83,2% no número de passageiros movimentados nos mesmos portos.

A nível dos transportes terrestres, o INE-CV revela que houve uma diminuição de 43,3% no concernente ao número das mercadorias movimentadas e uma diminuição de 73,1% no número de passageiros transportados nos autocarros.

É de salientar que a estatística de transporte tem por finalidade recolher, tratar e divulgar os dados oficiais sobre os fluxos de navios de comércios de transportes marítimos de mercadorias e de passageiros que façam escalas nos portos do território nacional e também fornecer informações estatísticas do sector de transporte aéreo aos utilizadores, designadamente o Governo (AAC e ASA), face à evolução do sector de transporte aéreo, assim como otimizar o processo de recolha da informação mensal com recurso a processos automático, entre outros aspetos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project