Trata-se, segundo comunicado da FCC, de um evento multidisciplinar, no qual a União Internacional de Ciclistas (UCI), encoraja as Federações de Ciclismo a participarem neste primeiro Campeonato, integrando todas as modalidades, no intuito de construir solidariedade e unidade no seio da comunidade do Ciclismo.
E acima de tudo, para alcançar a sua visão de transformar o Ciclismo no Desporto do século XXI, um objetivo da Agenda 2030 da UCI.
Uma oportunidade que a Federação considera “ímpar”, de dar visibilidade ao ciclismo cabo-verdiano e de prestigiar a nossa bandeira, por um lado, e, por outro, de ganhar experiências no seio da comunidade de ciclismo mundial.
A mesma fonte avança que o treinador indigitado para esta jornada, foi o técnico britânico, Dave Savage, Treinador Profissional de carreira, antigo ciclista, que detém alguns títulos. Já residiu na Boavista e é um grande entusiasta do desenvolvimento do Ciclismo em Cabo Verde.
Proprietário e treinador principal da Dave Savage Sports, o técnico detém 18 anos de experiência como treinador e de forma voluntária, ofereceu-se para dirigir a equipa técnica da seleção nacional.
A Federação regozija-se com alguns feitos, na retoma das atividades desportivas após limitações impostas pela pandemia de covid-19, nomeadamente a realização do Campeonato Nacional e a inédita participação internacional no Campeonato Africano de Ciclismo de Estrada, no qual a seleção conquistou o 9º lugar, num universo de cerca de 20 Nações.
A nossa fonte, constata que tem havido uma adesão de jovens ciclistas à modalidade, e visto isso, pretende incrementar a componente Formação, iniciando pela Formação de Técnicos, capazes de identificar talentos e preparar jovens para os desafios que o desenvolvimento da modalidade impõe.