ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo-verdianas escrevem a presidente iraniano a pedir pelas mulheres 08 Novembro 2022

Um conjunto de mulheres cabo-verdianas dirigiu uma carta ao Presidente iraniano a apelar por medidas que demonstrem que as mulheres são "importantes" naquele país, onde os protestos após a morte de Mahsa Amini continuam nas ruas.

Cabo-verdianas escrevem a presidente iraniano a pedir pelas mulheres

Com Lígia Dias Fonseca, advogada e ex-primeira dama de Cabo Verde (2011-2021), como primeira subscritora, estas 57 mulheres manifestam na missiva dirigida a Ebrahim Raisi a sua "total solidariedade com as reivindicações das mulheres iranianas".

"Apelamos para a sua formação de jurista, para o seu coração de pai, filho e esposo e pedimos que adote as medidas necessárias para mostrar às nossas irmãs que enchem as ruas do seu país clamando por vida e liberdade, que elas são importantes, que o Irão precisa delas e reconhece o seu valor", lê-se na carta.

Amini morreu em 16 de setembro após ser detida pela polícia moral do Irão por não estar a usar corretamente o véu e desde então o país tem sido palco de várias manifestações e greves de protesto, com eco internacional, acompanhadas da repressão das autoridades, que já provocou cerca de 200 mortos.

"Desde que o mundo soube da morte de Masha Amini, nossa irmã, filha, mãe, e que as ruas do seu país se encheram de mulheres a pedirem justiça e a reclamarem respeito pela vida e pela liberdade, que os nossos corações aqui, em Cabo Verde, também choram em solidariedade com o sofrimento das mulheres iranianas", prossegue-se na missiva.

As signatárias sublinham que "a liberdade de professar uma religião e seguir os seus mandamentos, respeitando a liberdade e a vida dos outros, é uma das maiores grandezas do ser humano e motor de paz e harmonia nas sociedades".

Em Cabo Verde, "o país tem evoluído e sido destacado a nível do desenvolvimento humano e do respeito dos direitos humanos e democracia, porque as mulheres cabo-verdianas integram muitos centros de decisão, sendo por todos reconhecido o seu importante papel no desenvolvimento do país", afirmam as autoras, oriundas de vários quadrantes da sociedade cabo-verdiana. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project