FOTO DA SEMANA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabul em desespero: Pais entregam bebés a soldados — "Levem o meu bebé, seja para onde for" 21 Agosto 2021

"Levem o meu bebé, seja para onde for": em diversos vídeos da multidão no aeroporto de Cabul/Kabul, bebés são passados de mão em mão até chegar aos braços dos soldados "ocidentais" por cima do arame farpado. Mas as autoridades americanas negam: "Nenhuma criança embarca sem os pais".

Os soldados, britânicos ou americanos, recuperam o bebé e a multidão dá vivas. Os media relatam que isto acontece por entre a retirada caótica dos "ocidentais" no aeroporto capitalino guardado por tropas talibãs para impedir o acesso dos afegães à pista.

O jornalista Asaad Hanna capta as imagens e comenta-as no Twitter.

"Se acha justo o que está a acontecer no Afeganistão, deve olhar para este vídeo e ver estas famílias prontas a fazer passar os filhos através do arame farpado entregando-os a desconhecidos para que não caiam na mãos dos talibãs", afirma Hanna.

O jornalista Stuart Ramsay da Sky News cita um oficial britânico: "Foi terrível, havia mulheres a passar os seus bebés por cima do arame farpado e pedir aos soldados para os levarem. Alguns bebés feriram-se no arame farpado".

O jornalista americano relata que "algumas dessas mães desesperadas que entregam os filhos a estranhos são esposas de talibãs que anseiam fugir não importa para onde. Muitas delas mostraram um documento a prová-lo".

O secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, Ben Wallace, é taxativo : "Não podemos transportar uma criança sem um adulto". Acrescenta todavia que vão transportar 120 famílias afegães, com crianças.

Fontes referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project