A vereadora da Educação, Saúde e Coesão Social, Emília Coimbra, sustenta que a abertura do referido espaço representa um “momento de alegria” para a maioria das mães chefes-de-família com crianças e jovens com necessidades especiais.
Segundo informações avançadas pela Inforpress, que, segundo Emília Coimbra, a maioria das mães chefes-de-família, mormente mulheres que vivem da apanha de areia, peixeiras e vendedeiras ambulantes, clamava pela reabertura do centro, tendo em conta que estas não tinham onde deixar os seus filhos com necessidades de cuidados especiais para irem à procura de uma vida melhor.
“Estamos em tempos de pandemia, mas temos que aprender a conviver com essa doença, por isso, é que reunimos as condições e reabrimos o centro e as famílias estão todas felizes, tendo em conta que o mesmo é muito importante para as pessoas com necessidades de cuidados especiais”, realçou.
Com sede no antigo Centro de Saúde, o centro funciona de segunda-feira a sábado, das 08:00 às 14:00, e acolhe neste momento 15 crianças e jovens com necessidades de cuidados especiais oriundos de famílias carenciadas.
De acordo com a mesma fonte, o projecto visa proporcionar às crianças e jovens contemplados cuidados diversos como refeição e cuidados de higiene.
Prevê-se nos próximos tempos, segundo a Inforpress, a possibilidade de serem introduzidas consultas de fisioterapia, hidroterapia e musicoterapia, bem como consultas com psicólogos, educadores especiais, fonoaudiólogo e oftalmologista.
Relativamente à Loja Social, outro projecto social da edilidade tarrafalense, segundo a responsável, encontra-se também aberta para combater a pobreza e ajudar as famílias em dificuldades, oferecendo bens alimentares, vestuários, calçados, electrodomésticos, entre outros.
De momento, avança a fonte, conforme informações avançadas pela autarquia liderada por José dos Reis encontram-se disponíveis alguns produtos como vestuários para crianças e adultos, calçados, brinquedos, materiais escolares, cobertores de cama, toalha de banho e outros.
De acordo com a edilidade tarrafalense, o objectivo da Loja Social, inaugurada a 10 de Maio de 2019, e que funciona no rés-do-chão do edifício IFH (junto ao liceu da cidade), é combater a pobreza e exclusão social, bem como promover melhores condições de vida às pessoas em situações de maior vulnerabilidade social, através da criação de uma rede solidária.