Considerando o atual contexto que se vive devido à pandemia da Covid-19 e a proibição de realização de desfiles e atividades afins por parte do Governo central, a Câmara Municipal de Mosteiros, através do Pelouro da Cultura, promove uma reflexão sobre a festa do Rei Momo, num Fórum que se realiza no dia dedicado ao carnaval.
Cumprindo as orientações das autoridades sanitárias, o evento é aberto apenas a dirigentes de grupos de Carnaval, num total de cinco por grupos, sendo o número total de participantes de aproximadamente 60. A Câmara Municipal aconselha ainda que, no sentido de garantir o cumprimento de regras de segurança sanitária em vigor, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento entre os assentos durante todo o evento.
De acordo com uma nota a que o asemanaonline teve acesso, durante o evento serão apresentados e discutidos vários temas, designadamente “Organização e Sustentabilidade do Carnaval”; “Regulamento do Carnaval de Mosteiros - Importância, Utilidade e Atualidade”; “Fomento e Financiamento do Carnaval – Qual o papel do Poder Público”. Serão ainda analisadas vãrias experiências, nomedamente em termos de composiçoes, trajes, andores e reciclagem dos materiais utilizados na promoção do carnaval nas terras de café e talaia baxu.