CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Câmara da Praia selecciona 24 projectos do primeiro edital de artes e espectáculos 21 Abril 2021

A Câmara Municipal da Praia seleccionou 24 projectos no âmbito do primeiro edital de artes e espectáculos para o ano económico de 2021 e para dar resposta a este “momento difícil” que os artistas estão a atravessar.

Câmara da Praia selecciona 24 projectos do primeiro edital de artes e espectáculos

A informação foi confirmada hoje à Inforpress pela vereadora do pelouro da Cultura e Economia Criativa, Chissana Magalhães, tendo assegurando que a lista dos seleccionados foi publicada na página da autarquia na Internet, na tarde de terça-feira, 20, para “mostrar transparência” neste processo.

Conforme informou, houve um total de 136 candidaturas, em diferentes modalidades, mas o júri escolheu 24 projectos culturais que, de certo modo, irão “dinamizar a vida cultural” da cidade e do município.

Este edital, ressaltou, surgiu para dar resposta a “um momento muito difícil” que o País e os artistas estão atravessando, devido à pandemia da covid-19.

“O sector cultural, já todos percebemos, é os dos mais atingidos e mais afectados com a pandemia da Covid-19 e esta é uma forma que encontramos de estimular, e apoiar os agentes culturais, e vai ser assim, em forma de parceria, porque entendemos que o dinheiro público não pode ser distribuído sem critério”, acentuou.

Segundo a mesma fonte, a avaliação e selecção do projecto, segundo Chissana Magalhães, foi inteiramente de um júri, que se norteou por critérios de impacto do projecto, promoção e projecção da cultura cabo-verdiana, visibilidade, retorno à comunidade, descentralização, sustentabilidade, criatividade, originalidade e inovação e razoabilidade do orçamento.

O orçamento total do edital é de dez mil contos, mas o valor total dos projectos seleccionados é de 5.640 contos, informou.

Lista dos Projectos selecionados:

“Oficina de Artes para Inclusão dos Jovens das Periferias” de Luís Manuel dos Reis de Carvalho Andrade, “Arte e Kultura Kriativo” de Djamilson Pereira dos Santos e Luciene Cabral, “Gênesis: show de Magia” do Mágico Ady, “Labanta Nos Batuco” da Associação dos Amigos de Achada São Filipe, “Instalação Pé na Txada” de Vladimir Lopes Rodrigues, “Dança em Cadeiras de Rodas” de Miriam Medina.

“Noite de Luz” de Leonilde Vaz, “Shintim Praia” de Sandra Helena Horta, “Tabanquinha” de Tabanca de Achada Santo António e “Mostra de Dança” de Bruno Amarante, “On Stage” de Jorge Freitas, “Exposição As 7 Maravilhas de Praia”, do Grupo mais por Saniclau, “LiTeratura Infantojuvenil”, do Centro Acompanhamento Psicológico, “Equipamento de Estúdio Musical” de Gilson Baptista Aguiar, “Aproximarte: educando com arte” de Edson Garcia, “Talentos Inclusivos Marcos Aurélio Bontempo, “ Biojóias: capacitação Em Artesanato” da Associação Comunitária Vila Vitória, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project