POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Câmara de São Vicente: José Maria Neves é crítico para com o conflito e clama Governo a assumir as suas responsabilidades 03 Novembro 2022

O Presidente da República criticou hoje o impasse que se vive na Câmara Municipal de São Vicente, recomendando que “não se pode transformar a política num Campo de Faroeste” e exigiu do Governo o assumir das suas responsabilidades.

Câmara de São Vicente: José Maria Neves é crítico para com o conflito e clama Governo a assumir as suas responsabilidades

Abordado sobre em conferência de imprensa, sobre o desentendimento entre o poder local (MpD) e a oposição (PAICV e UCID), José Maria Neves realçou que “a política é nobre e que deve haver respeito pelos eleitores e cidadãos”, anotando que os sanvicentinos entregaram o poder nas mãos de três partidos e pediu-lhes que se entendessem para governar em diálogo, através de consensos e compromissos.

Neste sentido, o chefe de Estado avisou que os políticos têm de estar à altura das demandas e das exigências dos cidadãos, salientando que um grupo de cidadãos já introduziu um processo administrativo junto do Supremo Tribunal pedindo a destituição do presidente da Câmara, pelo que disse esperar que os tribunais rapidamente decidam sobre esta matéria.

Neste particular, instou ao Governo a assumir as suas responsabilidades, nos actos municipais e não deixar que os órgãos fiquem à deriva, salientando que “o Governo tem de cumprir o seu papel, relativamente às autarquias locais”, assim como todos têm o dever de cumprir as responsabilidades institucionais, para evitar que haja descrédito no funcionamento das instituições autárquicas.

“Os relatórios já foram feitos há algum tempo e há algum tempo que eu estava à espera que fossem tomadas medidas no quadro legal. As autarquias locais têm autonomia, mas há a tutela da legalidade por parte do Governo e quando há ilegalidades graves as instituições devem funcionar”, comunicou.

É que para o Presidente da República, não se pode deixar as instituições com esse nível de conflito que pode contribuir para degenerescência e descrédito destas instituições e da política.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project