A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, em declarações à imprensa no final de um encontro que manteve na manhã de hoje com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo (Portugal), Luís Duarte, que se faz acompanhar do seu adjunto e do presidente da assembleia municipal.
“Nós elegemos as áreas do ambiente e saneamento, protecção civil e bombeiros e turismo rural, porque entendemos que são três áreas em que precisamos melhorar a nossa competitividade, tanto do ponto de vista dos serviços que já são bons, mas precisam ainda ser melhores”, declarou, informando que deste reforço da cooperação consta ainda a formação profissional.
No ambiente e saneamento, reiterou a ambição do município que dirige em fazer a transição da recolha dos resíduos sólidos, ou seja, fazer a recolha selectiva dos mesmos e criar as condições para que haja reciclagem e a promoção da economia circular.
Daí, disse esperar contar com este município português que já está a fazer a recolha selectiva dos resíduos sólidos, visando ajudá-los a fazer as melhorias que precisam fazer para conseguirem tal meta.
A nível da protecção civil e bombeiros, segundo disse, tendo em conta que este município santiaguense tem “enormes carências” nessas áreas, adiantou que se prevê formações, visando ajudá-los na implementação “no futuro próximo” do projecto do novo Comando de Bombeiros e Protecção Civil de São Miguel.
No domínio do turismo rural, lembrou que São Miguel tem tudo para ser o “campeão do turismo rural” da ilha de Santiago, daí, adiantou que Viana do Alentejo vai ajudar na implementação de um centro interpretativo e de um museu, assim como na sinalização, sobretudo dos caminhos vicinais.
“Com esta abertura e disponibilidade para nos ajudar, acredito que sim, teremos turismo rural em São Miguel, porque há sinais positivos de novos investimentos dos nossos emigrantes e da nossa Diáspora, novos investimentos dos nossos operadores que já estão estabelecidos. Há investimentos (…)”, disse, reafirmando que o município que dirige valoriza a cooperação.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Viana de Alentejo, Luís Duarte, notou que a visita de uma semana a esta “maravilhosa terra” tem como objectivo o reforço da cooperação e protocolo que existe entre os dois concelhos.
De entre as áreas já elencadas para o reforço da cooperação, destacou o ambiente, informando que esta é uma área em que o concelho que dirige e faz parte de uma Associação composta por cinco municípios está “muito evoluída” na recolha selectiva dos resíduos sólidos.
Durante uma semana consta da agenda visitas a várias localidades do município, designadamente Principal, Espinho Branco (Rebelados), Mato Correia, Achada Portinho, Centro Histórico da Calheta e Flamengos, e instituições como a Escola Secundária de Calheta, Casa das Artes e mercado municipal.
A Semana com Inforpress