INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Canadá: 2 mortes a golpes de espada por homem em traje medieval na noite de Halloween 01 Novembro 2020

Duas vítimas mortais e cinco feridos resultaram do ataque à espada que teve lugar no centro da cidade canadiana de Quebec às dez da noite de sábado (mais 4H em Cabo Verde), por um indivíduo que vestia roupas medievais. A polícia anunciou no domingo a captura do assassino, um homem de 24 anos.

Canadá: 2 mortes  a golpes de espada por homem em traje medieval na noite de Halloween

Segundo a imprensa francófona, o ataque aconteceu em frente ao palácio do Parlamento, no centro da cidade, capital da provincia homónima. O local no centro histórico estava, devido às restrições ligadas à Covid-19, quase deserto.

"As crianças que festejaram o Halloween (dia das bruxas), só estiveram aqui durante a tarde", explicou a testemunha Jordan Proust ao L’Express.

Três testemunhas ouvidas sucessivamente pelo diário Le Soleil contaram que o assaltante "degolou" a sua primeira vítima perto do centro. Depois seguiu para outra rua próxima onde matou a segunda vítima. As outras cinco vítimas foram feridas ao longo da estrada para o porto.

Capturado

A polícia disse em conferência de imprensa, na manhã de domingo, que "o suspeito foi capturado ao fim de uma operação que envolveu dezenas de efetivos".

Segundo a polícia, o atacante armado de uma espada japonesa "parece ter agido sozinho, sem estar associado a qualquer organização criminosa".

"O homem de 24 anos, que não reside em Quebec, apresentou-se na nossa cidade com a intenção de fazer o máximo de vítimas possível", disse o comissário em conferência de imprensa.

Problemas de "saúde mental"

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, expressou pesar pela "terrível tragédia". "Sinto a dor dos familiares das duas vítimas mortais neste horrível ataque".

O presidente de Câmara, Régis Labeaume, considerou que "é um drama alucinante, que ultrapassa o entendimento" e que atribui aos problemas de "saúde mental de que padece o suspeito" residente em Montreal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project