ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Canadá-Massacre hoje: 10 morreram e 15 hospitalizados — Polícia lança alerta sobre 2 suspeitos "sob efeito de drogas" segundo Chefe indígena 05 Setembro 2022

A polícia canadiana lançou uma grande operação de caça ao homem visando dois suspeitos do massacre, com arma branca, que neste domingo deixou pelo menos dez pessoas mortas e levou à hospitalização de pelo menos outras quinze. O múltiplo ataque — nunca visto no país que é tido como de "baixa criminalidade" — teve lugar em treze localidades duma região habitada por ameríndios.

Canadá-Massacre hoje: 10 morreram e 15 hospitalizados — Polícia lança alerta sobre 2 suspeitos

"Armados e perigosos" Damien Sanderson, de 31 anos, e Myles Sanderson, de 30 anos (fotos), suspeitos do massacre na comunidade James Smith Cree Nation e Weldon, estão a ser procurados ativamente pela polícia --- que emitiu um alerta para todos os telemóveis das províncias de Saskatchewan, Manitoba e Alberta —, refere a BBC.

O primeiro-ministro Justin Trudeau fez um comunicado em que lamentou "a terrível tragédia" que atingiu o país. "Os responsáveis por este ataque hediondo têm de ser trazidos perante a justiça".

A polícia avisa a população para se manter "100% vigilante", dado que os suspeitos "estão armados e são extremamente perigosos" e podem estar em qualquer lugar da região de Saskatchewan, uma das mais extensas e remotas do país.

"A droga está a destruir a nossa nação"

A polícia evita avançar com um motivo para o "horrível masacre" perpetrado numa comunidade de pouco mais de dois mil residentes, numa região das menos povoadas do mundo.

Mas para o líder da Federação Soberana das Nações Indigenas, Bobby Cameron, "esta é a destruição que nos chega quando drogas perigosas e ilegais invadem as nossas comunidades, pelo que pedimos a todas as autoridades que escutem os Chefes e Assembleias de Anciães para criar comunidades mais seguras e saudáveis para o nosso povo".

Fontes: CBC.ca/BBC/CBS.ca/Le Monde/Le Figaro. Relacionado: Celebração do ’Dia do Canadá’ contestada com derrube das estátuas das rainhas Isabel II e Vitória, 03.jul021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project