INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Canadá afirma que míssil do Irão abateu avião ucraniano na 4ªfª, 8 11 Janeiro 2020

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse na quinta-feira, 9, que de acordo com informações que obteve "de fontes múltiplas", "o avião foi abatido por um míssil iraniano". Contudo, acrescentou: "Não seria essa a intenção".

Canadá afirma que míssil do Irão abateu avião ucraniano na 4ªfª, 8

O chefe do governo do Canadá lamenta o facto de que estas "informações, tanto dos nossos aliados como dos nossos serviços de segurança", vão causar ainda mais dor aos familiares enlutados".

Trudeau afirmou que estas últimas informações acerca do acidente do Boeing 737 com 176 vítimas mortais dão força à "necessidade de um inquérito bem conduzido", no qual o Canadá quer participar.

Mas poucas horas depois das declarações do primeiro-ministro Trudeau, as autoridades do Irão fizeram saber na manhã de sexta-feira (ainda noite no Canadá) que dispensa uma investigação conjunta, já que, alegam, a aviação civil iraniana tem capacidade para a realizar.

A mesma posição já tinha sido exposta na véspera. Após as autoridades iranianas recuperarem as caixas-negras do avião ucraniano, tanto a empresa Boeing como os Estados Unidos pediram que lhes fossem entregues esses equipamentos de registo de voo. O pedido foi recusado, sob a alegação de que a aviação civil do Irão tem capacidade para conduzir a investigação.
— -
Peças relacionadas com o caso: Avião ucraniano cai no Irão com mais de 170 pessoas a bordo, 08.jan.020; Irão recusa entregar EUA caixas-negras do avião ucraniano, 09.jan.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project