Segundo avançou à Inforpress o ponto focal do programa na Embaixada brasileira em Cabo Verde, Ivandro Dias, o PEPME é oferecido pela Marinha do Brasil e visa a formação e aperfeiçoamento de oficiais de marinha mercante provenientes dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos culturais ou educacionais.
Cabo Verde é um destes casos e, conforme a mesma fonte, os profissionais cabo-verdianos têm até 28 de Abril para entregarem as candidaturas, que devem ser feitas através da sede, no Mindelo, e das delegações nas outras ilhas do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), autoridade marítima, que depois se encarregá de as encaminhar à Embaixada do Brasil, na Cidade da Praia.
Os cursos destinam-se à formação profissional e também aperfeiçoamento de marítimos, que podem ser tanto militares quanto civis.
O PEMPE contempla cursos como de Formação de Oficial de Náutica (FONT), Formação de Oficial de Máquinas (FOMQ), Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica (APNT) e Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas (APMA)-
Os candidatos seleccionados para a FONT e FOMQ deverão apresentar-se aos centros de instrução no dia O2 de Outubro de 2023 para, conforme o ponto-focal, “cumprimento do período de adaptação e nivelamento, com o objectivo de melhoria de rendimento académico”.
Os cursos de APNT e APMA, terão duas fases, uma à distância e uma presencial, em datas ainda não programadas.
Todos os cursos serão ministrados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e Centro Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, capital do Pará.
Além dos cursos serem gratuitos, o programa prevê a concessão de alojamento e bolsas de estudo aos alunos estrangeiros seleccionados.
A Semana com Inforpress