NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cardeal D. Arlindo responsabiliza poderes públicos pela situação difícil que se vive na Praia por causa das chuvas 14 Setembro 2020

A Igreja Católica está descontente com a falta de atenção das autoridades nacionais às condições de vida e de habitabilidade das famílias cabo-verdianas, cujas vulnerabilidades ficam completamente expostas em época de chuvas, principalmente quando as precipitações ultrapassam os níveis considerados normais. O prelado admite que as falhas são de todos, mas principalmente das autoridades municipais que não têm tido a força suficiente para fazer face ao contexto social, agravado com o êxodo rural através da junção de pessoas em condições indignas na Capital.

Cardeal D. Arlindo responsabiliza poderes públicos pela situação difícil que se vive na Praia por causa das chuvas

Esta constatação é do Cardeal Cardeal D. Arlindo Furtado, que também acumula o cargo de Bispo da Diocese de Santiago, ao criticar, hoje, os sucessivos governos centrais e poderes locais de Cabo Verde, segundo a RCV. Ele qualificou como sendo uma “situação calamitosa” que ocorre, principalmente na cidade da Praia, em épocas chuvosas.

“Nós pedimos que venham as chuvas mas não nos preparamos convenientemente para quando elas chegam. As falhas são de todos nós, principalmente das autoridades municipais, que não têm tido a força suficiente para fazer face ao contexto social, que também obriga as pessoas a virem do interior e de outras ilhas e a acumularem-se na cidade da Praia sem o mínimo de condições”, apontou o Bispo de Santiago.

Dom Arlindo Furtado também destacou as responsabilidades dos sucessivos governos em relação à essa situação, perante a qual, acrescentou, “todos somos cúmplices” dessa situação.

“Como somos inteligentes, devemos todos retirar as lições necessárias do que está a acontecer para, no futuro, podermos estar prevenidos. Não é por causa das chuvas que passamos por isto, é por todo um conjunto de factores que estamos a sofrer as consequências das nossas más acções”, concluiu o Bispo de Santiago em declarações à RCV.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project