ESCREVA-NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morte de Carlos Fernandinho Teixeira: Mário Mato descreve Fernandinho como pessoa solidária que deixa um legado de autarca modelo e de político próximo dos seus munícipes 30 Outubro 2022

Com a Câmara de Fábio Veira a preparar a cerimonia fúnebre de Carlos Fernandinho Teixeira na próxima terça-feira,02, Mário Matos, o antigo deputado e ministro de Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, descreve o autarca, num post que publicou na sua página de Facebook, como um pessoa solidária, frontal, ponderado como homem e como politico, que deixa um legado de autarca modelo, de político próximo dos seus munícipes, de amor entranhado ao seu Mosteiro e ao Fogo, de militância sem desfalecimento. "Pessoa solidária, afetuosa, frontal, ponderado como homem e como político, deixa um legado de autarca modelo, de político próximo dos seus munícipes, de amor entranhado ao seu Mosteiro e ao Fogo, de militância sem desfalecimento. As marcas da sua gestão camarária estão aí para testemunhar. Almejava o melhor para o seu município e para o Fogo, tendo visão e ambição avançadas no que respeita ao desenvolvimento do Concelho e da ilha".Mas, segundo analisa Matos, Fernandinho Teixeira não limitou a sua entrega à ilha e ao município. "Tinha uma visão nacional como patriota, acompanhando as vitórias e os revezes da nossa Nação. Enfrentando a doença que acabou por vencê-lo, continuou com uma lucidez e equilíbrios extraordinários a beneficiar-nos com as suas análises, recomendações e sugestões", lê-se no referido post de Mário Matos, que publicamos a seguir.

Morte de Carlos Fernandinho Teixeira: Mário Mato descreve Fernandinho como  pessoa solidária  que deixa um legado de autarca modelo e de político próximo dos seus munícipes

Carlos Fernandinho Teixeira, deixou-nos. Por mais que desejemos o contrário, nunca estamos verdadeiramente preparados para a perda de nossos entes queridos.

Por isso, o sentimento de impotência e dor perante essa irremediável perda. Consola-me saber que se libertou do enorme sofrimento por que passava.

Fernandino Teixeira foi daqueles seres humanos que marcam todos os que com ele conviveram e tiveram a honra de ser seu amigo.

Pessoa solidária, afectuosa, frontal, ponderado como homem e como político, deixa um legado de autarca modelo, de político próximo dos seus munícipes, de amor entranhado ao seu Mosteiro e ao Fogo, de militância sem desfalecimento. As marcas da sua gestão camarária estão aí para testemunhar. Almejava o melhor para o seu município e para o Fogo, tendo visão e ambição avançadas no que respeita ao desenvolvimento do Concelho e da ilha.

Esteve, como disse o Poeta, "na linha de todas as batalhas", com denodo, com entrega e determinação que a própia doença não conseguiu vergar.

Os camaradas que lhe prestaram solidariedade aqui, onde me incluo, ( infelizmente aquém do que era meu desejo, pelas minhas limitações), são testemunho que mesmo com a doença a incapacitá-lo pouco a pouco, continuava a dedicar a energia de que precisava para enfrentar a sua dura situação, a preocupar-se e a esforçar-se por ser útil aos Mosteiros, ao Fogo e ao seu Partido. Mas, Fernandinho Teixeira não limitou a sua entrega à ilha e ao município. Tinha uma visão nacional como patriota, acompanhando as vitórias e os revezes da nossa Nação. Enfrentando a doença que acabou por vencê-lo, continuou com uma lucidez e equilíbrios extraordinários a beneficiar-nos com as suas análises, recomendações e sugestões.

Perdi um grande amigo, um camarada cuja memória e exemplo me inspirarão e fortalecer-me-ão nos momentos aziagos em que é preciso perseverar e não desistir!
Que a Luz o acompanhe sempre, nessa nova Jornada!

À esposa Luísa, sua companheira de todas as horas, incansável e afectuosa, aos filhos e restantes familiares, aos amigos, mosteirenses e foguenses em geral, à autarquia representada pela Câmara Municipal dos Mosteiros e ao PAICV, os meus sentidos pêsames e solidariedade.

Mário Matos

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project