ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Carnaval 2020 em S.Vicente: Monte sossego vence, Vindos do Oriente contesta decisão do júri 27 Fevereiro 2020

O Grupo de Monte Sossego sagrou-se hoje,26, como grande vencedor do carnaval 2020 no Mindelo. Um pouco polémico foi a classificação do Vindos do Oriente, que ficou em terceiro lugar. Por isso, o emblemático bloco liderado por Lili Freitas não compareceu ao palco para receber os prémios.

Carnaval 2020 em S.Vicente: Monte sossego vence, Vindos do Oriente contesta decisão do júri

Além de ter ficado em primeiro lugar na classificação geral, Monte Sossego ganhou mais cinco prémios: de Rei ( Fred Sousa), Rainha (Alcione Cruz), 1°a Dama (Cinthia Spencer), 2°a Dama (Cilene Tamina), Porta Bandeira (Katia Ferreira), Mestre Sala ( Wilson Monteiro) e de melhor música ( "Fatcha Fatcha na Arena" do compositor Constantino Cardoso).

Segundo a decisão do júri, o segundo lugar coube ao Cruzeiro de Norte, que foi campeão do Carnaval de ano passado no Mindelo. Ele arrebatou ainda mais dois prémios: o de Rainha Bateria ( Andrea "Brodjinha" Gomes) e de Bateria.

Muito contestado foi o fato de o emblemático Vindos do Oriente ter ficado em terceiro lugar. Isto apesar de ter desfilado, segundo os críticos, com grandes carros alegóricos, muitas e lindas damas, vários outros elementos da família real e porta-bandeira e boa música. Mas ganhou o prémio de melhor cargo alegórico. De entre outros argumentos, o júri fundamentou que o grupo desclassificou-se. Consta que teve problema com o som da música e não cumpriu o horário do desfile oficial. Os dirigentes do grupo não foram receber os prémios, mostrando-se assim descontentes com a decisão do júri.

Conforme ainda os resultados finais, o Flores do Mindelo ficou em quarto lugar e a Estrelas-do-mar teve que se contentar com a última posição do ranking final.

Críticas sobre longo processo de divulgação dos resultados

Entretanto, nem tudo correu bem em termos da organização do evento. Na perspetiva de garantir mais transparência ao processo da apresentação dos resultados finais, a LIGOC-SV decidiu mudar de metodologia, anunciando as pontuações de cada elemento do júri antes de revelar o vencedor de cada categoria. Além de alguma desorganização registada, o processo foi longo, tendo alguns participantes do Carnaval desmaiado no local.

É que, com o arranque às 15 horas, a cerimónia da apresentação dos resultados finais só terminou no cair da noite. Para muitos dos assistentes e observadores atentos, devia-se apresentar somente os resultados gerais por cada categoria, deixando os detalhes da avaliação para consultas ou então serem difundidos através das TIC - redes sociais, dispositivos móveis e projectores. Fotos: Sapo cv/RTC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project