Contudo, a falta de mão-de-obra, a indisponibilidade e o preço elevado no mercado de alguns materiais, tem causado algum constrangimento e atraso nos trabalhos.
A Inforpress visitou os estaleiros dos três grupos oficiais do Carnaval da Ribeira Brava, nomeadamente o Copa Cabana, Estrela Azul e Brilho da Zona, onde constatou o andamento dos trabalhos.
No estaleiro do grupo Copa Cabana, segundo o responsável Daniel Spencer, os trabalhos têm decorrido na “normalidade”, estando o grupo já nos “acabamentos finais”.
Segundo o mesmo, o maior contratempo enfrentado este ano é a pouca adesão das pessoas ao trabalho nos estaleiros.
“Depois de dois anos de interregno a retoma tem sido com muita dificuldade, principalmente na adesão das pessoas ao trabalho nos estaleiros”, afirmou, sublinhando que ainda no estaleiro do Copa Cabana a mão-de-obra ainda é “totalmente voluntária”.
Daniel Spencer salientou ainda que este ano o grupo teve que se “reinventar”, tendo em conta o preço elevado de alguns produtos/materiais, como a farinha de trigo e a indisponibilidade de outros no mercado local.
Por outro lado, na localidade de Caleijão, no estaleiro do grupo Brilho da Zona, segundo o responsável Baltazar Costa, os trabalhos estão a “correr bem, apesar de muito atraso”, justificado pela “insuficiência de pessoas” para trabalhar nos estaleiros.
“Felizmente tivemos um grupo de jovens do grupo Copa Cabana e outros voluntários que vieram nos ajudar, o que nos deixa satisfeitos, pois vai minimizar um pouco o atraso nos trabalhos”, realçou.
A mesma fonte acredita que, apesar dos atrasos, o grupo estará em condições de apresentar um bom trabalho já no sábado, 18.
Já no grupo Estrela Azul, Marcilio Duarte, afirmou que apesar de terem iniciado com algum atraso, os trabalhos estão a decorrer da “melhor forma”, estando já na reta final.
“Esperamos que na quinta-feira já teremos terminado os acabamentos ficando somente a pintura, isso se não acontecer nenhum imprevisto”, afirmou.
Apesar de todos os constrangimentos e dificuldades, os três grupos prometem apresentar um “grande trabalho” à altura do Carnaval da Ribeira Brava, São Nicolau.
De realçar que tradicionalmente, os três grupos oficiais do Carnaval de São Nicolau, Estrela Azul, Copa Cabana e Brilho da Zona desfilam durante três dias, sábado, domingo e na terça-feira de Carnaval.
A Semana com Inforpress