A Inforpress que esteve no local constatou que a Polícia Nacional colocou junto à Rotunda de Xaguate, na estrada que dá acesso à zona norte, o sinal de trânsito proibido e nas proximidades do desvio para Cobom o sinal de obrigação de circular para aquele bairro, deixando assim o espaço livre para o desfile de logo mais.
Por volta das 12:30 trabalhadores da câmara de São Filipe, enquanto entidade organizadora, encontravam-se no local a colocar sistema de segurança para separar o espaço destinado ao desfile da área reservada ao público, mas também espaço para carro de som e para os elementos do júri.
A partir das 12:00 as viaturas que se deslocam da cidade para o interior norte e vice-versa são obrigadas a fazer o percurso via o bairro de Cobom, mantendo a via de Xaguate fechada ao trânsito até o final do desfile.
O desfile acontece a partir das três da tarde com Fogo em Chama a abrir, seguido do grupo Faxa da Terra e a fechar o Mar Azul, sendo que cada grupo tem o máximo de 40 minutos para fazer o percurso.
Algumas pessoas, sobretudo vendedores ambulantes, já demarcaram espaços para colocação dos seus negócios e à semelhança dos anos anteriores esperam-se muitas pessoas dos municípios de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo para assistir o desfile de Carnaval.
A Semana com Inforpress