CARNAVAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Carnaval em Santa Catarina marcado pela estreia do recém-criado grupo Marinha Fidjus di RB de Ribeira da Barca 21 Fevereiro 2023

O Carnaval no município de Santa Catarina (Santiago) vai ser marcado este ano com a estreia do recém-criado grupo carnavalesco de Ribeira da Barca, Marinha Fidjus di RB, e ainda do Flores de Assomada, da cidade de Assomada.

Carnaval em Santa Catarina marcado pela estreia do recém-criado grupo Marinha Fidjus di RB de Ribeira da Barca

A informação foi hoje avançada à Inforpress pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina, Péricles Brito, informando que a edilidade disponibilizou este ano para a festa do Rei Momo 600 contos, que foi repartido a estes dois grupos oficiais.

Conforme explicou dos 600 mil escudos, 200 mil escudos foi o incentivo atribuído pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Na ocasião, o autarca admitiu a possibilidade de o município criar as condições para que os dois grupos ou mais que possam surgir consigam competir, visando dar mais qualidade a esta manifestação cultural, que antes da pandemia vinha registando ganhos significativos no concelho e na região Santiago Norte.

Conforme informações avançadas por um dos elementos do grupo Marinha Fidjus di RB, Dilza Barradas, a novata agremiação pretende trazer para a ribalta o Carnaval que outrora era muito “vivenciado” naquela vila piscatória, graças aos pescadores que vieram de São Vicente e trouxeram esta manifestação cultural.

Marinha Fidjus di RB, que tem como tema “Economia Azul” prevê colocar perto de 100 foliões de todas as faixas etárias, quatro alas e um carro alegórico, para contar a história do mar, cuja comunidade vive dele, desde aspectos bons aos maus, como a apanha de areia na praia de Charco.

Já Flores de Assomada, é uma agremiação que surgiu em 2020 na sequência da “paragem/fim” do “Mundo Colorido” que era o único grupo que “erguia a chama do Carnaval” nos últimos 10 anos, em Santa Catarina.

Conforme adiantou à Inforpress a responsável do grupo, Lecília Monteiro, que há dez anos vem brincando Carnaval no “Mundo Colorido”, assim como ela, esse grupo carnavalesco que sai pela segunda vez, depois de uma paragem de dois anos por causa da pandemia da covid-19 conta com integrantes da agremiação que, ora se encontra “inactiva”.

Aliás, informou, o grupo traz como enredo “impacto do ambiente à Covid-19” e pretende sair com 120 foliões de todas as faixas etárias, seis alas e um carro alegórico, para mostrar além do ambiente as outras áreas que esta pandemia afectou.

Os dois grupos oficiais, que garantem estar tudo pronto para levar “muita cor, alegria e folia” no regresso do Carnaval, saem às ruas da cidade de Assomada, esta terça-feira, a partir das 14:00.

O desfile sai do Liceu Amílcar Cabral e percorre várias artérias da cidade, nomeadamente Shell Bolanha, Rotunda Nova Alegria, Cutelo (Rua Bebeta), descida Tropical, rua atrás do Pelourinho, Praça Central e Avenida da Liberdade.

Em Santiago Norte, o pontapé do Carnaval foi dado na sexta-feira pelas crianças dos jardins infantis e dos agrupamentos escolares dos seis concelhos que compõem a região.

Para esta terça-feira de Carnaval, em São Lourenço dos Órgãos, o desfile, que vai contar com apenas um, o Grupo Carnavalesco de São Jorge, está previsto para a partir das 15:00, no percurso São Jorge, cidade de João Teves/Lage/Mercado.

Já em São Miguel, o desfile dos grupos Filhos de Veneza, que vai fazer o percurso Ponta Verde/Achada Batalha, e Aja Pizarra, o percurso Achada Batalha/Ponta Verde/Ponta Calheta, está aprazado para a partir das 15:00.

No município de São Salvador do Mundo, onde há competições, os três grupos oficiais, Achada Igreja, Achada Leitão e Leitão Grande vão descer às ruas da cidade de Achada Igreja depois do último desfile de 2020 para disputar os prémios de 20, 15 e 10 mil escudos.

No entanto, os dois grupos de animação Picos Acima e Leitãozinho vão estar primeiro no “sambódromo salvadorenho”, com “muita folia e samba no pé”, cujo desfile está aprazado para a partir das 16:00.

Para este ano, haverá ainda prémios individuais de cinco mil escudos para melhor rei e rainha, melhor porta-bandeira, melhor mestre-sala, melhor rainha de bateria, melhor andor e ao grupo que apresentar maior número de foliões.

À semelhança das outras festas de romaria ou manifestação cultural, conforme constatou a Inforpress, apesar de não haver um “plano operacional” conjunto do Carnaval e Cinzas, a Polícia Nacional (PN) encontra-se no terreno para garantir a segurança das pessoas durante este período festivo nos seis municípios que compõem a região. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project