NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Carnaval nos Mosteiros: Definidos a ordem e o horário do desfile oficial dos grupos carnavalescos 11 Fevereiro 2018

A Câmara Municipal dos Mosteiros definiu a ordem e o horário do desfile de terça-feira, no município, através de um sorteio que contou com participação de representantes dos quatro grupos oficiais.

Carnaval nos Mosteiros: Definidos a ordem e o horário do desfile oficial dos grupos carnavalescos

O desfile inicia-se às 15:30, cabendo ao grupo “Estrelas do Fogo”, da localidade de Fajãzinha/Murro, abrir o desfile, seguindo o grupo “Maravilhas do Universo”, de Sumbango/Queimada Guincho, “Unidos de Fonsaco” e o regressado “Strela Negra”, ambos de Mosteiros Trás.

No encontro com os dirigentes dos grupos para definição da ordem do desfile ficou também assente que os resultados do concurso vão ser divulgados às 16:00 de quarta-feira, dia 14, no edifício dos Paços do Concelho.

No quadro da programação de Carnaval, as actividades arrancaram sexta-feira com o desfile dos jardins infantis, à semelhança daquilo que também aconteceu na cidade de São Filipe.

O município dos Mosteiros disponibiliza 500 mil escudos para a festa do Rei Momo, sendo 300 da edilidade e 200 cedidos pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Do valor global, cerca de 280 mil escudos são destinados para apoiar os grupos de animação e o colectivo do Pré-Escolar (14 jardins de infância), sendo que cada grupo participante vai receber um subsídio de 56 mil escudos e o colectivo de infantários igual montante.

A parte restante, 220 mil escudos, destina-se a atribuição de prémios, sendo 100 mil escudos para premiar o melhor grupo, 60 para o segundo, 40 para o terceiro e 20 para o quarto classificado.

Festa de Rei Momo em Santa Catarina e S.Filipe

Já no município de Santa Catarina do Fogo, dois grupos carnavalescos, Nova Geração, de Achada Furna, e Escola Secundária de Cova Figueira, participam no desfile de Carnaval na cidade de Cova Figueira e com direito a prémios monetários.

Este ano, a edilidade disponibilizou 350 mil escudos para a festa do Rei Momo no município, entre atribuição de subsídios e prémios, tendo o grupo Nova Geração, da vila de Achada Furna, sido contemplado com 80 mil escudos, e o da Escola Secundária sedeada na cidade, com 50 mil escudos.

Para prémios, primeiro e segundo classificados, são destinados 50 e 30 mil escudos, respectivamente, mas haverá prémios individuais no valor de cinco mil escudos para rei, rainha, porta-bandeira e melhor música.

A câmara disponibilizou também 20 mil escudos para cada um dos três polos educativos no concelho e 50 mil escudos para o bloco de jardins-de-infância, que celebraram na última sexta-feira o Carnaval de forma antecipada.

No município de São Filipe, apenas dois grupos, Fogo em Chama e Mar Azul, estão inscritos para o desfile devido a desistência de grupos como Fantasia de Cobom e Faxa da Terra, sendo que o desfile inicia-se às 16:00, cabendo a abertura ao grupo Fogo em Chama e uma hora depois o Mar Azul.

O vereador da Cultura, Caetano Rodrigues, disse ainda à Inforpress que estão inscritos três grupos não oficiais que vão passar pela avenida com o carnaval de animação.

Em São Filipe, antes da desistência dos dois grupos, o valor para os prémios era de 410 mil escudos, o mesmo do ano passado, distribuídos em 150, 120, 90 e 50 mil escudos para o primeiro, segundo, terceiro e quarto classificados, respectivamente, assim como os prémios individuais, melhor carro alegórico, rei, rainha, porta-bandeira e música, mantêm-se inalteráveis.

Na edição 2017 do Carnaval em São Filipe, o grupo Mar Azul foi o grande vencedor, seguido de Fogo em Chama, Faxa da Terra e Fantasia de Cobom. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project