REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Carrinha com 10 cadáveres abandonada em cidade no norte do México 09 Janeiro 2022

Uma carrinha com 10 cadáveres foi abandonada na quinta-feira em frente ao Palácio do Governo em Zacatecas, cidade no Norte do México e capital do estado homónimo, segundo o governador local, citado pela agência Efe.

Carrinha com 10 cadáveres abandonada em cidade no norte do México

"Pelas 05:30 horas da manhã (11:30 horas em Lisboa), informaram-me acerca de uma carrinha cinzenta que vieram deixar aqui, em frente ao Palácio do Governo, com corpos aparentemente golpeados e lesionados", disse, segundo a Lusa, o governador do estado de Zacatecas, David Monreal, numa mensagem publicada nas redes sociais.

Horas mais tarde, David Monreal disse num vídeo que o seu Governo tinha "conseguido capturar os supostos responsáveis vinculados aos factos que aconteceram hoje na capital do estado", mas sem "detalhar a informação para não afetar o processo".

O governador afirmou ainda que deu instruções às autoridades "para que, em coordenação com o Ministério Público do estado, comuniquem os avanços de maneira constante à sociedade de Zacatecas".

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção dos Cidadãos (SSPC) também detalhou que na madrugada de quinta-feira os serviços de emergência receberam uma chamada dizendo que se encontrava uma carrinha em frente ao Palácio do Governo, da qual tinha saído um homem.

O governador David Monreal reiterou que o maior desafio nacional do México é a insegurança, e precisou que "é um tema pendente" no país e, em particular, no estado de Zacatecas.

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Governo federal mexicano na quinta-feira, o México fechou 2021 com 33.410 homicídios, uma redução de 4,1% face aos 34.554 assassínios de 2020.

O estado de Zacatecas vivenciou, na segunda metade do ano passado, um aumento substancial da violência, tendo sido cenário de vários massacres e execuções, bem como da aparição de vários corpos pendurados, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project