ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso da privatização da TACV: Governo confirma processo para arrestar único boeing da Cabo Verde Airlines 25 Junho 2021

O polémico caso da privatização da TACV conhece novos desenvolvimentos com a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Filomena Gonçalves, a confirmr, hoje, que o Governo deu entrada no Tribunal com um processo para arrestar o único boeing da Cabo Verde Airlines (CVA).

Caso da privatização da TACV: Governo confirma processo para arrestar único boeing da Cabo Verde Airlines

Segundo a Inforpress, Filomena Gonçalves, que fazia assim o balanço da reunião do Conselho de Ministros, realizada na quinta-feira, disse ainda que o Governo está a agir em nome dos superiores interesses de Cabo Verde ao querer assumir o controlo da CVA.

“Nós estamos no meio de um processo. Já se sabe que foi feito um arresto, quer dizer que nós temos também um processo judicial pendente. Creio que neste momento o Governo está a agir em nome dos superiores interesses de Cabo Verde, está em negociações, têm litígios judiciais, em momento próprio, se houver de facto, pontos que ficarem por resolver serão anunciados ao País”, sublinhou.

A ministra do da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares acrescentou ainda que é pelo facto de o Governo ter estado a acompanhar toda a tramitação do processo que chegou à conclusão que, neste momento, o parceiro “não está em condições de respeitar todas as cláusulas contratuais”.

Filomena Gonçalves afirmou também que é por causa dos problemas surgidos que o Governo entendeu por bem reaver as ações e tendo em atenção “os superiores interesses” da Nação.

Segundo a mesma fonte, o Governo está a tomar as medidas que considera serem as “mais assertivas” para garantir que o País terá sempre a sua companhia e poderá fazer os seus voos internacionais, e “não estar a depender exclusivamente das outras companhias e sem saber se terão condições de continuar a voar para Cabo Verde ou não”.

Recorde-se que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, no início desta semana, que o Governo está a encetar um processo para reverter a privatização dos 51% do capital da empresa Cabo Verde Airlines, que estão na posse da Icelandic.

Ulisses Correia e Silva referiu-se a uma decisão “já quase tomada”, tendo em conta que há uma “alteração de pressupostos” e um contexto totalmente diferente daquilo que existia em 2019, em que todas as companhias aéreas do mundo são as mais afectadas pela covid-19.

Foi hoje notícia que o Governo de Cabo Verde deu entrada quinta-feira com um processo no Tribunal da Praia, para arrestar o único boeing ainda afecto à CVA, com o intuito que o avião venha a servir como garantia para pagar as dívidas da companhia junto de credores e fornecedores, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project