REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Casal iraniano condenado a 16 anos de prisão — Crimes: ele é feminista, ela está no Instagram sem véu 22 Maio 2021

Esta semana, o casal foi notícia ao revelarem que há dois anos foram condenados à revelia no Irão por uma lista de acusações que inclui "propaganda feminista", "atos obscenos" como surgir sem o ’hijab’ no Instagram onde foram celebridades da única rede social "sem censura" no país islâmico. Somavam quase dois milhões de assinantes pagantes, seduzidos pelo "homem ideal" que prega a igualdade e a mulher belíssima, pais de duas crianças adoráveis".

Casal iraniano condenado a 16 anos de prisão  — Crimes: ele é feminista, ela está no Instagram sem véu

O ex-campeão iraniano de kickboxing Ahmed Moein Shirazi e a esposa Shabnam Shahrokhi, atleta da mesma modalidade, foram interrogados "durante umas sete horas no Ministério da Segurança e Informação" em 2019, revelou esta semana Shirazi.

Os investigadores fizeram-lhes "perguntas estranhas", num interrogatório que decorreu em separado. "Acusaram-nos de coisas que nem sabíamos e que obviamente negámos. Mas eles insistiram que tínhamos ofendido a Deus".

Shirazi relembra as palavras dos seus acusadores: "Vocês fizeram atos contra a religião, o governo e a humanidade, isso é óbvio para nós. Mas o que queremos esclarecer é se o fizeram de propósito, ou por engano, ou se vocês o fizeram em defesa da América e Israel, porque são espiões".

"Por fim os investigadores concluíram que eu não sou um espião, mas que sou um elemento subversivo e que se não quiser ir preso tenho de parar de escrever e publicar fotos e vídeos no Instagram".

"Disseram-me que eu tinha de apagar os posts e em especial aqueles em que a minha esposa surge sem o hijab ao lado da minha mãe que tem o seu hijab, porque mostram a promoção da coexistência entre as duas diferentes gerações".

Instagram de Ahmad Moinshirazi e Shabnam Shahrokhi,

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project