MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Casamento infantil é ilegal no Paquistão — Deputado da AN quase sexagenário casa com menina de 14 anos 03 Abril 2021

O deputado nacional paquistanês Maulana Salahuddin Ayubi, "à beira dos 60 anos, casou com uma menina de catorze anos, quatro vezes mais nova". No entanto, a lei do país proíbe casamentos de menores de 16 anos e criminaliza os pais e o marido.

Casamento infantil é ilegal no Paquistão — Deputado da AN quase sexagenário casa com menina de 14 anos

O caso foi primeiro denunciado por uma reportagem do jornal Dawn. O diário editado em Karachi, no extremo sul paquistanês, seguiu uma pista e encontrou o registo do casamento celebrado fora da cidade de Chitral onde reside a família da noiva-criança. Chitral integra o Estado de Khyber Pakhtunkhwa, no extremo norte do país, na fronteira com a China e Afeganistão.

A menina estuda no liceu feminino de Jughoor, no município da residência. Os registos escolares mostram que ela nasceu em 28 de outubro de 2006.

A Polícia Nacional em Chitral foi acionada por uma ONG local, que disse ser "um escândalo" a inação das autoridades após a reportagem sair na semana passada, por ocasião da celebração do Dia Nacional a 23 de março.

Segundo o inspetor Sajjad Ahmed declarou ao Pakistan Observer, editado na capital, Islamabad, no nordeste, estão a investigar o caso e contactaram a família da adolescente. Segundo o depoimento do pai citado pela polícia, os factos não são como estão na reportagem: existe um compromisso assinado segundo o qual a filha "só coabitará com o desposado aos dezasseis anos".

Nikkah solenizado

A perspetiva defendida pela PN, pelos envolvidos que são o pai da noiva e o quase sexagenário deputado da Assembleia Nacional do Paquistão desde 2018, é que não existe ilegalidade já que se trata de um contrato solene de casamento, o Nikkah, prévio à coabitação que só se efetiva quando a noiva atingir os dezasseis anos.

Por esta prática de casamento tradicional, à luz do islamismo, os progenitores podem contratar o casamento da filha ou filho, teoricamente desde o dia 01 do nascimento. Assina-se o contrato e quando a nubente chega à puberdade é entregue ao marido, tenha este 16 ou 61 anos ou...

O noivo temporão, o clérigo Maulana Salahuddin Ayubi, lidera o partido religioso JUI-Jamiat Ulema-e-Islam/União dos Clérigos Islâmicos, bem implantado quer no Estado de Khyber Pakhtunkhwa, no extremo norte do Paquistão (na fronteira com a China e Afeganistão) quer no Estado do Baluchistão no extremo sul, ambos de larga maioria muçulmana.

Fontes: Referidas/... Fotos (Twitter): O noivo à beira dos 60 anos. Representação da noiva de 14 (foto não é dela, é só ilustrativa).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project