Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Casimiro de Pina pede debate a dois alegando que a democracia vence com a persuasão racional de ideias 03 Outubro 2021

O candidato a Presidente da República Casimiro de Pina apelou hoje aos adversários a um debate a dois, alegando que a democracia não foi fundada na violência, manipulação ou esbanjamento de dinheiro, mas sim na persuasão racional de ideias.

Casimiro de Pina pede debate a dois alegando que a democracia vence com a persuasão racional de ideias

Casimiro de Pina fez este apelo com o objectivo de haver mais debates de ideias entre os candidatos na rádio e televisão públicas, pois, segundo disse, a discussão de ideias, o questionamento de posições e a proposição de soluções continuam sendo o modo mais “civilizado e transparente” para que a comunidade saia ganhando.

“Tem de haver debate e aproveito aqui para desafiar publicamente, sobretudo, os dois candidatos mais próximos às fracções partidárias a fazermos debates a dois, pois, os cabo-verdianos têm que ouvir em contraste racional, discursos e outros, a proposta de cada um”, disse, afirmando ser esta a essência da democracia.

Neste âmbito, desafia os candidatos à eleição de 17 de Outubro a um debate a dois afirmando querer discutir com Carlos Veiga e José Maria Neves para esmiuçar os problemas de Cabo Verde, o papel do Presidente da República, as diferenças e mostrar os cabo-verdianos a valia de cada um.

Os debates, segundo disse, acontecem em toda a parte do mundo, visto que a democracia é o “governo do debate”, pois, caso contrário seria uma “mera fachada”.

Para Casimiro de Pina, os debates colocam frente a frente as mais diversas posições ideológicas, para que os eleitores tirem suas dúvidas e tomem a melhor decisão ao depositarem os votos nas urnas.

Com os debates, assevera, os cidadãos têm óptimas oportunidades para se conscientizarem de suas responsabilidades com o futuro e de fazerem do voto uma arma efectiva contra a corrupção e por um país melhor.

“Os dois candidatos que estão à boleia dos partidos agora estão a fazer comícios em vez de estarem a discutir ideias. Estão a promover comícios com barulho, sem máscaras e a desrespeitar a lei, enquanto que os comerciantes vêem fechado o seu negócio por não cumprir as regras”, denunciou.

Neste caso, apelou à intervenção da Comissão Nacional de Eleições, declarando ainda ser uma “vergonha” o que está a acontecer.

Hoje o candidato ao Palácio da Presidência da República Casimiro de Pina segue sua campanha eleitoral com uma caravana à volta da ilha.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta, para um segundo mandato, com 74% dos votos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project