INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso Alex Saab: Alegados testas de ferro em Itália - imprensa interacional 24 Julho 2021

Em Itália, Camilla Fabri e Lorenzo Antonelli têm processos pendentes em tribunal por delitos de lavagem de capitais, através de uma rede de pelo menos 10 empresas. A imprensa italiana revela que Camilla (1ª à esqª, na foto), esposa de Alex Saab — detido na ilha do Sal à espera de extradição para os Estados Unidos —, está em Moscovo com a irmã e o cunhado, um ano depois de um voo Roma-Caracas em junho de 2020.

Caso Alex Saab: Alegados testas de ferro em Itália - imprensa interacional

Segundo a fonte referida, o modelo Camilla Fabri, que começava a destacar-se por "breves aparições na televisão", foi manchete em novembro de 2019 quando a justiça italiana lhe congelou os bens, por suspeitas de lavagem de dinheiro.

A investigação fiscal apurara que os movimentos da "multimilionária conta bancária" da jovem nascida em Roma eram, desde 2018, incompatíveis com o seu salário declarado (de menos de dois mil euros) como vendedora numa boutique em Milão capital da moda.

O dinheiro rastreado provinha do Reino Unido, através de transferências da Kinlock Investment, empresa dirigida pelo namorado da irmã de Camilla. Lorenzo Antonelli, segundo apurou o fisco italiano, detinha ações em várias empresas britânicas e uma sediada no Dubai.

Segundo o Il Tempo de Italia, as autoridades italianas confiscaram a Camilla Fabri um apartamento em Roma, comprado em 2018 e avaliado em cerca de 5 milhões de euros, bem como obras de arte e uma conta com 1,8 milhão de euros.


Moscovo após Caracas

Os processos pendentes em Itália, desde esse infausto novembro de 2019, levaram Camilla — casada em 2014, aos 20 anos, com Alex Saab (23 anos mais velho) — a desaparecer das luzes da ribalta.

A detenção de Saab durante a escala no Sal, em junho do ano passado, todavia reavivou o interesse pelos (alegados) testas de ferro. Soube-se então que Camilla e "os familiares" (foto) estavam em Moscovo.

O seu percurso de fuga começara em Roma, passara pela Venezuela onde permaneceram em Caracas até fevereiro de 2020 e terminou na capital da Rússia.

Testas de ferro em dez empresas

Segundo sites de investigação e órgãos de imprensa — tais como Il Tempo de Italia, o colombiano El Tiempo, outros dos Estados Unidos em Miami —, dez empresas associam Saab, atual esposa e concunhado, como diretor.

São, além das acima referidas, a Adon Trading FZE, o conglomerado de empresas Asasi Food FZC, Marilyns Proje Yatirim e Glemore Proje Insaat.

O caso Saab, nota o Washington Post, tem vindo a ocupar espaço na "imprensa africana e sul-americana", ao contrário do que acontece na imprensa mainstream dos países desenvolvidos.

Ilha do Sal: Em prisão ou Resort?

"É numa das ilhas, a mais remota e turística de todas, com mais hotéis e quilómetros de praias, que Alex Nain Saab Morán — procurado pela justiça de vários países, e protegido pelo governo da Venezuela — está confinado. Mas não está na prisão, está sim num resort", como qualquer turista, segundo referia há dias (28 de junho) o online colombiano Armando.info.

O mesmo órgão de imprensa que se destacou há três anos, em 2018, por uma reportagem conjunta com o espanhol El País sobre uma "estrutura empresarial que Alex Saab fez registar na Turquia", no âmbito dos planos de exportação do carvão venezuelano.

Destaca-se também o alemão Deutsche Welle (26.jan.021), sobre o caso Saab como interminável "novela", na classificação que o diário atribui ao primeiro-ministro deste país-arquipélago.

O online alemão entrevistou um analista jurídico cabo-verdiano e este desmonta os artifícios "irrasuáveis" [irrazoáveis] — tais "como passaporte diplomático e agora o estatuto de vice-embaixador junto da UA". "Truque[s]" que o governo colombiano usa para proteger Saab detido à espera de ser extraditado para os EUA.
...
Fontes: Referidas. Fotos: Alegados testas de ferro em Itália: a esposa de Alex Saab, com a irmã e o cunhado. Sal na perspetiva dum site colombiano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project