ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso de suposta corrupção na nomeação do Cônsul de Extrema-Direita nos EUA: Ministério Público abre investigação criminal contra o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde 29 Abril 2021

O alegado escândalo que envolveu o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipes Tavares, na nomeação de César Do Paço, financiador do partido português da extrema-direita Chega, como Cônsul da Cidade da Praia na Flórida –EUA conhece um novo capítulo com o Ministério Publico (MP) a anunciar a abertura de uma instrução criminal. Em causa está a revelação da Grande Reportagem da televisão SIC, segundo a qual o referido membro do governo de Ulisses Correia e Silva terá sido beneficiado pelo financiador do Chega com uma viatura que custou cerca de 5.500 contos.

Caso de suposta corrupção na nomeação do Cônsul de Extrema-Direita nos EUA: Ministério Público abre investigação criminal contra o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde

Sem precisar nome, o Ministério Público anunciou, na sua página oficial, que tendo tomado conhecimento da notícia veiculada nos órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros - dando conta de alegada promessa de benefício patrimonial na sequência da nomeação do Cônsul Honorário de Cabo Verde na Flórida - determinou a abertura de instrução criminal.

«Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática do crime de corrupção, previsto e punido pela legislação penal cabo-verdiana», enquadrou.

O MP garantiu que finda a investigação, que corre termos no Departamento Central de Ação Penal da Procuradoria-Geral da República, será tornado público o sentido do despacho de encerramento da instrução, que decorre em segredo de justiça.

A denúncia do caso

Como noticiou o Asemanaonline na sua edição de 15 de Abril de 2021, o caso foi despoletado, 4 dias antes das eleições legislativas de 18 de Abril. Tudo pela TV SIC, através da peça «Cifrões e outros demónio, 2.ª edição" - o quinto e último episódio da Grande Reportagem "A Grande Ilusão "da mesma televisão portuguesa. Nesta 2ª edição de 14/04/21, a SIC retomou, num trabalho de investigação jornalística, o tema como se financia a extrema-direita em alguns países da Europa como Portugal, Espanha, Itália, França e Rússia. Sustentou os fatos reportados na peça com provas documentais, relatos de testemunhas e entrevistas com as partes visadas.

Na parte que diz respeito a Cabo Verde, a reportagem "A Grande Ilusão - cifrões e outros demónios, 2.ª edição de 14/04/2021", a que o Asemanaonline teve acesso, «contrapõe a boa-fé de um governante do MpD (Luís Filipe Tavares) e um Mercedes CLA 180 Coupé - "Full Options", ou seja, «com todos os extras pela módica quantia de 5.492.693$00», avançam na ocasião fontes deste jornal.

A reportagem, que saiu 4 dias antes das eleições legislativas de 18 de Abril, caiu que nem uma bomba em meios políticos na cidade da Praia. A peça, da autoria de Pedro Coelho e José Silva (imagem), alega que a viatura Mercedes foi o prémio pessoal ao então ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades do governo de Ulisses Correia e Silva. Tudo por Luís Filipe Tavares ter empossado como cônsules honorários de Cabo Verde na Flórida e em Nova Jérsia (EUA), a um empresário (César Do Paço) e sua esposa. Que Paço passaria, de entre muitas benesses, a ter um passaporte diplomático de Cabo Verde.

Segundo terá comentado um diplomata cabo-verdiano aposentado, o país está perante “novos paradigmas” da política externa em versão de conforto. - a viatura de marca Mercedes é prova dos investimentos que o empresário prometera fazer no país.

Com esta Reportagem da SIC, fica-se a saber que cargos diplomáticos, em nome de Cabo Verde, estiveram, segundo vozes criticas, alegadamente «à venda a troco de favores pessoais, promessas de investimentos e elevação dos consulados». Isto tudo, segundo observadores atentos, com impacto negativo na imagem externa de Cabo Verde.

Confira através de vídeo «Cifrões e outros demónio, 2.ª edição", que é o quinto e último episódio da Grande Reportagem "A Grande Ilusão", clicando no seguinte link:

https://sicnoticias.pt/especiais/extremos/2021-04-14-A-Grande-Ilusao-cifroes-e-outros-demonios-2.-edicao-a639e225?fbclid=IwAR2Jtg2eWlHnYnMZPB82P5hDCY1i6EZJnjN0sa2zW0E08Jh0H_rtesyznNU

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project