O responsável dá juventude ventoinha fez questão de realçar que é fácil de verificar - os jovens da Cidade Velha, a polícia Nacional, autoridades municipais da CMP que estiveram presentes no final dos jogos da Gamboa Beatch Games são, segundo ele, testemunhos vivos - o comportamento alegadamente « agressivo, compulsivo, desrespeitoso e desqualificado contra a figura do Presidente da Câmara por parte deste jovem», que agora se arroga ser vice-presidente de uma juventude partidária.«Considera a Jpai-RGS um ‘atentado ao exercício da oposição democrática’ quando alguém se defende, pela Lei, de ser vilipendiado e injuriado publicamente por um indivíduo (supostamente) descontrolado. Quereria, então, a Jpai que todos os detentores de cargos políticos, com medo de conferências de imprensa apadrinhadas pelo Paicv e pelos seus jornais-satélite, se calassem sempre que virem os seus direitos violados. Ou, porventura, só possam reclamar quando se chegar a um extremo de um qualquer cidadão ou grupo de cidadãos atacar, esfaquear ou disparar sobre um político ou, eventualmente, ferir mortalmente é que a oposição entenda que seja atingido um limite suficiente para que o respetivo detentor de cargo político possa manifestar o seu desagrado?».
Para a mesma fonte, a noção da democracia não existe apenas para agradar os paicivistas, nem apenas para defender um sujeito como Abdulay que não escolhe meios para atingir os seus fins. «É ponto assente: a atitude do vosso membro, Sr. Abdulay Fonseca, no Torneio de Futebol na Cidade da Praia, desonrou e envergonhou todos os jovens da Ribeira Grande de Santiago, que, por causa do comportamento deste individuo, deixaram de comemorar os seus feitos alcançados pelo segundo ano consecutivo. O vosso discurso panfletário e repetitivo de que o Sr. Presidente Manuel de Pina não ajuda os jovens da localidade torna-se, no mínimo, ridículo quando, na verdade, todos sabem que a edilidade ribeira-grandense tem apoiado sempre todas as participações das equipadas em torneios intermunicipais, como é o caso da equipa de Garrafinha que tem erguido a bandeira do Município por toda Ilha de Santiago», lê-se no comunicado remetido ao ASemanaonline.
Perante tal fato, interroga o JpD da cidade Velha como é possível alguém de bom senso pôr em causa a presença do Presidente da Câmara, que esteve no ato a convite da sua congénere CMP, com aval da própria equipa da Cidade Velha-Garrafinha. «Ora, foi este mesmo sujeito que se diz ser vice presidente da Jpai, que no dia anterior, em São Domingos, teria tido o mesmo comportamento contra o Deputado da Nação, Dr. Alcides de Pina, vaiando a sua presença no ato da entrega dos troféus, a convite da Câmara local. Dispensa-se realçar aqui, o comportamento repetitivo de desrespeito que tem tido em relação a Vereadora da Juventude e Desporto».
Para JpD, por enquanto, o Sr. Abdulay Fonseca terá oportunidade de, em primeiro lugar, junto com os seus companheiros da Jpai, «sentar-se tranquilamente a observar as obras estruturantes que vêm sendo inauguradas e/ou iniciadas no concelho da Ribeira Grande de Santiago, pela edilidade liderada pelo Dr. Manuel de Pina, para desgosto e desespero dos seus detractores».
A juventude ventoinha da cidade Velha, termina a sua reacção à conferência da líder da JPAI do concelho, perguntando a «Presidente da Jpai onde esteve durante 15 anos, da desgovernação do seu Partido, que não teve pejo de descriminar grosseiramente a CMRGS, tirando-lhe todos os fundos a que tinha direito; que encerou a Escola Oficina da Cidade Velha, tirando dos jovens oportunidade de formação e emprego; descriminou as famílias ribeira-grandenses a torto direito», conclui a liderança de Adérito Manuel Gomes.