Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso de cônsul financiador da extrema direita: Grande Reportagem da SIC revela informações embaraçosas com alegado escândalo de prémio de viatura de mais de 5 mil contos a um membro do atual governo de Cabo Verde 15 Abril 2021

«Cifrões e outros demónio, 2.ª edição" é o quinto e último episódio da Grande Reportagem "A Grande Ilusão "da SIC. Nesta 2ª edição de 14/04/21, a estação televisiva portuguesa retoma, num trabalho de investigação, o tema sobre como se financia a extrema direita na europa. Na parte respeitante a Cabo Verde, traz informações novas e embaraçosas : um membro do governo de Ulisses Correia e Silva terá beneficiado de favorecimento, com uma suposta viatura de marca Mercedes avaliada em cerca de 5.500 contos. Um alegado prémio que cheira escândalo oferecido pelo financiador do partido português (Chega) de extrema direita, César Do Paço, que a cidade da Praia nomeou como cônsul honorário de Cabo Verde na Flórida dos EUA- o caso provocou o pedido de demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipes Tavares.

Caso de cônsul financiador  da extrema direita: Grande Reportagem da SIC  revela informações embaraçosas com alegado escândalo de  prémio de viatura de mais de 5 mil contos a um membro do  atual governo  de Cabo Verde

Conforme se pode pode certificar ( ver link na roda pé desta peça ), a informação está a fazer manchete na imprensa internacional e nas redes sociais. Trata-se de um investigação jornalística sustentada com provas documentais, relatos de testemunhas e entrevistas com as partes visadas – analisa como se financia a extrema direita em alguns países da Europa como Portugal, Espanha, Itália, França e Rússia.

A fazer fé na parte que diz respeito a Cabo Verde, a reportagem "A Grande Ilusão - cifrões e outros demónios, 2.ª edição de 14/04/2021", a que o Asemanaonline teve acesso, «contrapõe a boa fé de um governante do MpD e um Mercedes CLA 180 Coupé - "Full Options", ou seja, «com todos os extras pela módica quantia de 5.492.693$00», avançam fontes deste jornal.

A reportagem, que saiu 4 dias antes das eleições legislativas de 18 de Abril, caiu que nem uma bomba em meios políticos na cidade da Praia. A peça, da autoria de Pedro Coelho e José Silva (imagem) , alega que a viatura Mercedes foi o prémio pessoal ao então ministro, por este ter empossado como cônsules honorários de Cabo Verde na Flórida e em Nova Jérsia, a um empresário (César Do Paço) e sua esposa. Que Paço passaria, de entre muitas benesses, a ter um passaporte diplomático de Cabo Verde.

Segundo terá comentado um diplomata aposentado, o país está perante “novos paradigmas” da política externa em versão de conforto. - a viatura de marca Mercedes é prova dos investimentos que o empresário prometera fazer no país.

Com esta Reportagem da SIC, fica-se a saber que cargos diplomáticos, em nome de Cabo Verde, estiveram, segundo vozes criticas, alegadamente «à venda a troco de favores pessoais, promessas de investimentos e elevação dos consulados». Isto tudo, segundo observadores atentos, com impacto negativo na imagem externa de Cabo Verde.

Confira através de vídeo «Cifrões e outros demónio, 2.ª edição", que é o quinto e último episódio da Grande Reportagem "A Grande Ilusão", clicando no seguinte link:
https://sicnoticias.pt/especiais/extremos/2021-04-14-A-Grande-Ilusao-cifroes-e-outros-demonios-2.-edicao-a639e225?fbclid=IwAR2Jtg2eWlHnYnMZPB82P5hDCY1i6EZJnjN0sa2zW0E08Jh0H_rtesyznNU

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project