NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso de violência contra mulher no Porto Novo: Deputado Damião Medina condenado a 2 anos de prisão convertidos em pena suspensa e trabalho social 31 Outubro 2021

Está julgado, na primeira instância, o caso de violência contra a mulher no Porto Novo em que o acusado foi o deputado do MpD por Santo Antão, Damião Media. Este eleito foi condenado a 2 anos de prisão, convertidos em três anos de pensa suspensa, com obrigação de prestar trabalho de reinserção social.

Caso de violência contra mulher no Porto Novo: Deputado Damião Medina condenado a 2 anos de prisão convertidos em pena suspensa e trabalho social

A informação não é oficial, mas foi divulgada hoje na página de Facebook de Jairson dos Reis Tavares (Djóka), que criticou a comunicação social por não ter noticiado este fato, realçando que « a justiça tarda mas não falha».

Segundo a mesma fonte, o deputado do MpD, residente no Porto Novo de Santo Antão, foi julgado no dia 28 deste mês. A pena foi de «dois anos de prisão, que foram convertidos em três anos de pena suspensa, com a obrigação de prestar trabalho de reinserção social», sublinhou a mesma fonte, para quem a mulher cabo-verdiana tem um papel crucial neste novo paradigma pós-covid-19, bem como no relançamento da economia nacional.

Conforme tinha noticiado o Asemanonline, a Comissão Permanente da Assembleia Nacional deliberou suspender, no dia 04 de agosto de 2021, o mandato do deputado do Movimento para a Democracia (MpD – no poder) Damião Medina, para responder por alegado crime de Violência Baseada no Género ( VBG,) por solicitação da Procuradoria Geral da República (PGR).

Segundo tinha referido a Rádio de Cabo Verde citada pela Inforpress, o mandato ficou suspenso, a partir do dia 01 de outubro, data a partir da qual o deputado, eleito nas listas do MpD pelo círculo eleitoral de Santo Antão, podia ser chamado ao tribunal para responder pelas acusações de Violência Baseada no Género (VBG).

O referido crime de VBG terá sido cometido pelo deputado Damião Medina há cerca de quatro anos, sendo que o caso chegou ao conhecimento das autoridades policiais por meio de uma comunicação das autoridades de saúde na ilha de Santo Antão, que socorreram a pessoa (que é a sua esposa) alegadamente violentada pelo referido deputado, uma vez que a VBG é crime público.

Link relacionado:

https://www.asemana.publ.cv/?Assembleia-Nacional-suspende-mandato-do&ak=1

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project