INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cazaquistão: Mais de 20 mortes em protestos, presidente deu ordem — Revolta contra alta de preços do petróleo 08 Janeiro 2022

Os protestos contra a alta dos preços do combustível começaram na época natalina e esta semana recrudesceram, com a população a tomar o aeroporto e a aproximar-se do palácio presidencial na cidade de Almaty, a principal do país. O presidente deu ordem para matar e esta quinta-feira o Ministério do Interior confirmou que "dezenas de bandidos foram eliminados".

Cazaquistão: Mais de 20 mortes em protestos, presidente deu ordem — Revolta contra alta de preços do petróleo

O presidente Kassym-Jomart Tokayev desde 2019 no poder deu ordem para as forças militares atirarem a matar. Segundo relatam os media russos, na quinta-feira veículos blindados ocuparam a principal praça de Almaty.

Os aeroportos estão fechados e as companhias aéreas Fly Dubai e Air Arábia anunciaram a suspensão das suas atividades no país.

O banco central suspendeu as atividades financeiras no país, a internet está cortada.

As manifestações em Almaty e na capital Nur-Sultan — do nome do primeiro presidente que reteve opoder por quase trinta anos — surgiram em reação a um decreto vigente desde o primeiro dia do ano, pelo qual o Estado deixa de subsidiar os combustíveis.

Os preços em especial do gás, o mais utilizado, atingiram "valores insuportáveis". O primeiro-ministro Askar Mamin demitiu-se e o presidente declarou o estado de emergência em Almaty.

Para conter "o bando de terrorista" que "estão a destruir a integridade do Estado", Tokayev não hesitou em recorrer à CSTO-Organização do Tratado de Segurança Coletiva. A entidade sediada em Moscovo reúne seis repúblicas da ex-URSS.

Manter a paz
. A Rússia comunicou também ter enviado um número não especificado de paraquedistas, "que vão ajudar a manter a paz no Cazaquistão".

Fontes: Astana Times.com/DW.de. Fotos (AFP): O presidente desde 2019 no poder na ex-república satélite da URSS mandou a tropa atirar sobre a população em fúria que invadiu o palácio presidencial e ateou fogo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project