ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Celebração de Cinzas: Bispo apela aos cristãos a reverem vida espiritual à luz da palavra de Deus 02 Mar�o 2022

O cardeal Dom Arlindo Furtado exortou hoje os cristãos a fazerem a revisão da vida espiritual a luz da palavra de Deus, no sentido de se conformarem “cada vez mais a Jesus Cristo, que é a referência”.

Celebração de Cinzas: Bispo apela aos cristãos a reverem vida espiritual à luz da palavra de Deus

Na mensagem de hoje, quarta-feira de Cinzas, início do período da Quaresma, o bispo da diocese de Santiago disse que o balanço permite a todos ver em quê se pode empenhar mais para melhorar, mas também para romper, sendo que há coisas que devem ser eliminadas na vida, já que “não trazem nada de bom”.

“A mensagem de quarta-feira de Cinzas é um apelo aos cristãos no sentido de procurarem em Jesus e a luz da palavra de Deus fazerem uma revisão de vida sendo que encontramos coisas muito boas, coisas que podem ser melhoradas e coisas que estão mais ou menos que deviam atingir um outro nível, mas também coisas menos boas”, apontou.

Para Dom Arlindo Furtado, os fieis devem fazer a revisão da vida espiritual no sentido de se conformarem cada vez mais a Jesus Cristo, que é “o modelo, o paradigma e a referência”.

Segundo o cardeal, para esta quarta-feira de Cinzas, o Santo Padre pede a todos a se empenharem sempre e praticarem o bem em relação aos outros, gastando as energias e capacidades, pedir desculpas e perdão, mas também desculpar e perdoar os outros assim como Deus para com os fiéis.

Para chegar lá e “continuar essa pedalada e caminhada rumo ao bem cada vez maior e mais perfeito”, sublinhou, são necessários subsídios que passam pela “oração, ouvir a palavra de Deus, escutar os outros, partilhar com os outros e empenho comunitário”.

“Quando nós somos generosos para com os outros sentimos que a nossa vida é útil. A Quaresma é um tempo que puxa por nós para sermos cristãos mais a sério, mais perfeitos que vivem na fé, na amizade com Deus e Jesus, mas também que tenta levar a mensagem aos outros” referiu Dom Arlindo Furtado.

A Eucaristia de quarta-feira de Cinzas esta agendada para as 18:30 na igreja Nossa Senhora da Graça e será presidida pelo cardeal Dom Arlindo Furtado

No âmbito da caminhada Quaresmal, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça inicia a partir desta quinta-feira, 03, uma série de conferências quaresmais, tendo como tema “Educação litúrgica”, enquadrando-se no lema pastoral da Diocese: “Felizes os convidados para a ceia do Senhor”.

Os ciclos de conferências acontecem no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça e com transmissão ‘on-line’ na página do Facebook da paróquia.

Durante seis semanas, a igreja vai promover debates sobre o tema “A Liturgia, cume e vértice da vida Cristã”, “A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja em caminho”, “A Igreja em oração: Liturgia das horas”, “A missa, sua estrutura, seus elementos e suas partes”, “Gestos e atitudes corporais na celebração Litúrgica” e “Da Liturgia Terrestre à Liturgia Celeste”.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project