POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia Internacional das Mulheres na Praia: Líder da oposição preside «conversa com as nossas heroínas» na Fundação Amílcar Cabral 08 Mar�o 2019

A Líder da oposição, Janira Hopffer Almada, preside, esta sexta-feira, na Praia, ao acto que visa assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. A iniciativa é promovida pela Federação das Mulheres do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (FNM-PAI) e acontece, pelas 16 horas, na Fundação Amílcar Cabral (Plateau), com uma “ Conversa, em famílias, com as nossas heroínas – uma delas é Ana Maria Cabral, esposa de Cabral». Tudo na perspectiva de contribuir para a construção de um diálogo inter-geracional sobre o papel da Mulher na luta de Libertação Nacional.

Dia Internacional das Mulheres na Praia: Líder da oposição preside «conversa com as nossas heroínas» na Fundação Amílcar Cabral

Segundo a presidente Eva Ortet, com este ato a FNM-PAI pretende não só, num gesto de reconhecimento, enaltecer o contributo determinante das mulheres na luta de libertação nacional, mas também facultar à nova geração testemunhos, na primeira pessoa, de protagonistas dessa etapa basilar do percurso de Cabo Verde rumo ao patamar de Nação livre e soberana. São os casos de Ana Maria Cabral, Amélia Araújo, Lilica Boal, Dulce Almada e Cândida da Luz que vão estar presentes no encontro.

«Vai ser, sem dúvida ainda, uma oportunidade, sui generis, para se inteirar, mais detalhadamente, das várias frentes de combate travadas pelas mulheres, durante este período, nomeadamente nos setores da educação, da saúde, no secretariado do Partido e na Rádio da Libertação, que foi um dos meios de comunicação mais eficazes, na altura, para combater a elevada taxa de analfabetismo», conclui Eva Ortet.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project