INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Centenas de alunos raptados em ataque a uma escola na Nigéria 19 Fevereiro 2021

Um grupo de homens armados atacaram na noite desta terça-feira, 16, um colégio interno, no estado do Níger, centro-oeste da Nigéria e raptaram "centenas de alunos" e vários professores, segundo um responsável local e outro das forças de segurança.

Centenas de alunos raptados em ataque a uma escola na Nigéria

Este rapto ocorreu dois meses após um outro ataque de grupos criminosos a uma escola, no estado vizinho de Katsina, na sequência do qual foram raptados 344 alunos. Os alunos foram libertados uma semana após o ataque, depois de negociações entre as autoridades e os rebeldes, segundo o Notícias ao Minuto

Um responsável local, que pediu anonimato, afirmou que na última terça-feira à noite, os "bandidos” entraram num colégio do governo de Kagara e raptaram centenas de estudantes e os seus professores. “Muitos homens armados, vestidos com uniformes militares, levaram os alunos para a floresta”, disse a mesma fonte, acrescentando que um dos funcionários e alguns dos estudantes conseguiram escapar, mas aluno foi morto a tiro durante o ataque.

A escola secundária tem cerca de 1.000 alunos, mas o número exato de adolescentes raptados ainda não é conhecido. Entretanto, segundo o NM, está em curso, uma contagem para se determinar o número exato de estudantes raptados. “Esperamos que todos aqueles que fugiram da escola, na sequência do ataque, voltem para a contagem", disse uma fonte de segurança, acrescentando que os militares, com apoio aéreo, procuram agora os raptores e os reféns, com vista a uma possível operação de salvamento.

De salientar que o noroeste e centro da Nigéria é, há quase uma década, flagelado pela violência de grupos criminosos conhecidos localmente como "bandidos", que estão a intensificar os raptos, para resgate, e roubo de gado. “Estes bandos criminosos são motivados pela ganância, mas alguns deles desenvolveram fortes ligações com grupos terroristas no nordeste. Nestes incluem-se os grupos que raptaram 344 estudantes de um internato na cidade de Kankara, Estado de Katsina, em Dezembro último, escreve o NM.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project