A BDPALOP, segundo um comunicado, é uma iniciativa de criação, divulgação e publicação de banda desenhada, criada com o intuito de fortalecer essa cadeia de valor e fomentar a leitura nos PALOP.
Enquadra-se no programa ProCultura PALOP-TL financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
“Após 10 meses de formação, mentoria e desenvolvimento, as nove obras de Banda Desenhada original produzidas no âmbito do Primeiro Concurso da BDPALOP, em Cabo Verde, Moçambique e Angola, serão agora apresentadas ao público hoje pela primeira vez, simultaneamente nos três países envolvidos”, informou a organização.
As apresentações, avançou a mesma fonte, estão integradas nas celebrações alusivas ao Mês da Europa e ao Dia da Língua Portuguesa, dada a natureza da iniciativa que pretende incentivar a leitura nos PALOP, sobretudo entre os públicos mais jovens.
Em Cabo Verde a mostra oficial abre as portas ao público pelas 17:00, no Centro Cultural Português da Praia, onde serão apresentados nove livros, com a participação dos autores de Cabo Verde, como “A Turma de Cabralinho e as Bruxas de Monte Vermelho” com argumento de Domingos Luísa e ilustrações de Coralie Silva e “Tunuka” com argumento de Kitty Blunt e ilustrações de Wilson Lopes (Tozé).
Na ocasião vai ser também lançada a plataforma digital www.bdpalop.com onde se poderão adquirir as obras, seguir notícias das indústrias criativas dos PALOP, e conhecer mais sobre este concurso anual.
Os autores das obras lançadas durante a mostra foram seleccionados anteriormente para receber uma bolsa de criação de 5.000 euros da BDPALOP, masterclasses e sessões de mentoria facilitadas por especialistas da banda desenhada.
Nos próximos anos, refere o comunicado, a BDPALOP pretende posicionar-se como uma referência internacional na divulgação e produção de Banda Desenhada de qualidade em África, e particularmente nos países africanos de língua portuguesa.
Isto, com o propósito de garantir que artistas e profissionais do meio tenham acesso a mais oportunidades, integrados numa estrutura profissional que incentiva a empregabilidade e a produtividade nesta área.
A Semana com Inforpress