Segundo a assistente social e ponto focal da Saúde dos Idosos do Centro de Saúde de Tira Chapéu, Dulcelina Cardoso, a actividade se enquadra na celebração do Dia Internacional da Saúde dos Idosos, que se assinala no dia 01 de Outubro, sob o lema “Cumprindo as promessas da Declaração Universal dos Direitos Humanos para a terceira idade: uma missão intergeracional”.
Além disso, está enquadrada também no Programa Nacional de Saúde dos Idosos sob o lema da ODS “Não deixe ninguém para trás”, que tem como objectivo incutir nesses idosos o ensino e aprendizagem de novas tecnologias.
Afirmou que o Centro de Saúde de Tira Chapéu teve a iniciativa de fazer essa actividadde porque sentiu a necessidade de dar uma pequena formação aos mais velhos sobre o uso das novas tecnologias, porque, segundo disse, muitas vezes ao atender um idoso perguntam sempre sobre o contacto móvel dos mesmos para depois fazer uma visita nas suas comunidades e afirmam que não sabem mexer nos telemóveis.
Por isso, achou muito importante realizar esta actividade para mostrar a importância das novas tecnologias, até porque o mundo está na era das tecnologias e que todos têm que acompanhar este desenvolvimento.
Referiu que os idosos ficaram “contentes” com a iniciativa, mostrando-se vontade de aprender mais.
O ponto focal da Saúde dos Idosos frisou que não é somente esta acção que está programada para os idosos, mas que já enviou um plano para o Ministério da Família que contém “um conjunto de actividades interessantes”, que os idosos vão gostar, para que haja o engajamento de todos.
Dulcelina Cardoso fez um apelo aos familiares, amigos e conhecidos para darem “mais carinho” aos idosos, que muitas vezes vivem “sozinhos e esquecidos” pela sociedade e pela família.
Gilda de Pina, de 65 anos, moradora do Palmarejo, disse que “gostou muito” da actividade porque aprendeu a mexer no telemóvel e a escrever no computador.
Apelou às instituições e autoridades competentes para não se esquecerem dos idosos, para fazerem sempre actividades para alegrar a classe.
Na mesma linha, Vitória Santos disse também que se sente “feliz” coma actividade porque aprendeu a escrever seu nome no computador e ficou a conhecer o nome de diversos aparelhos tecnológicos.
O Dia Internacional da Saúde dos Idosos foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
A Semana com Inforpress