CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angela Lansbury : Adeus até à eternidade, ’Mrs.Fletcher’ 13 Outubro 2022

A atriz britânica estrela de Hpllywood Angela Lansbury interpretou — durante mais de uma década na série ’Crime, Disse Ela’ da TV americana — a sra. Jessica Fletcher, a viúva ’armada’ em detetive que sempre desvenda o crime. Faleceu esta terça-feira 11, aos 96 anos, rodeada de três filhos, netos e bisnetos.

Angela Lansbury : Adeus até à eternidade, ’Mrs.Fletcher’

Segundo o elogio necrológico hoje na BBC, Angela, nascida em Londres em 16.10.1925 filha duma atriz irlandesa, rumou com a família — mãe, uma irmã e dois irmãos — para Nova Iorque em 1942 a fugir da guerra.

Na ’Big Apple’ além de pequenos papéis no teatro frequentou um curso de interpretação. Dois anos depois em Hollywood, teve o seu primeiro papel como atriz secundária, que lhe valeu uma nomeação para um Óscar que não ganhou.

Entre os anos de 1944 e 1979 — com hiatos (pausas) na década de 1970, pois em 1971 foi morar na terra dos avós irlandeses — teve uma carreira no cinema pontuada por nomeações a prémios diversos, incluindo diversos Óscares — que nunca ganhou. Mas ganhou cinco Tony Awards., devido aos seus papéis nos musicais Mame (1966), Dear World (1969), Gypsy (1975) e Sweeney Todd (1979).

Apesar dos sucessos no cinema e boas críticas no teatro, a fama internacional só lhe bate à porta como Jessica Fletcher na série ’Crime, Disse Ela’ da TV americana.
Segundo a BBC, "tornou-se rica, graças à Mrs Fletcher", a personagem que interpretou entre 1984 e 1996.

Só veio a ganhar prémios e honrarias — como o título de Dame/ (baronesa) concedido pela Rainha Isabel II — na última fase da carreira, já na terceira-idade quando regressou ao teatro e ao cinema, já neste século.

Irlanda: a fugir das más influências de Hollywood

Em 1970, Angela e Peter Shaw decidiram mudar-se para a Irlanda, com vista a livrar a filha Deirdre (n.1953) e o filho Anthony (n.1952) das más influências de Hollywood.

Ambos os adolescentes tinham entrado no círculo de Charles Manson e tornaram-se toxicodependentes, mas tiveram a sorte de ter saído antes do múltiplo-homicídio cometido em julho e agosto de 1969 por membros da "Família Manson".

Numa entrevista em 1984, a atriz referiu que valeu a pena esses oito anos vividos na Irlanda, por todas as razões e sobretudo porque salvou os filhos da toxicodependência. Anthony tornou-se ator e foi mais tarde o realizador de 68 episódios da série Crime, disse Ela/Murder, She Wrote, segundo o New York Times em 1996.
E ..."só mais uma vez"

Os duzentos e sessenta e quatro episódios da série deram à intérprete de Jessica Fletcher quatro dos seus seis Globos de Ouro, além de uma fortuna de 300 mil dólares por episódio.

Em 2017, a atriz manifestou o desejo de interpretar Jessica Fletcher "só mais uma vez", o que não aconteceu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project